Video game

02/01/2012 11h42 - Atualizado em 02/01/2012 11h42

Relatório mostra os jogos mais pirateados de 2011

Alexandre Silva
por
Para o TechTudo

Foi publicado um relatório no site TorrentFreak.com, mostrando quais foram os jogos mais pirateados de 2011 tanto nos PCs quanto nos consoles. A lista não impressiona muito, bem como a prática da pirataria de jogos, mas sempre dá uma noção de quanto as produtoras deixam de ganhar com a venda de seus títulos originais.

Gears of War 3 (Foto - Divulgação)Gears of War 3 (Foto - Divulgação)

O jogo mais pirateado no PC foi Crysis 2, com quase 4 milhões de downloads, e no Xbox 360 o campeão da pirataria foi Gears of War 3, com quase 900 mil downloads. No relatório a seguir não existem dados do PlayStation 3, devido seus números de jogos pirateados terem sido muito pequenos e irrelevantes.

Uma grande surpresa aconteceu na plataforma Wii, onde Super Mario Galaxy 2 foi o título mais pirateado, mesmo que não tenha sido lançado durante 2011. Em contrapartida, The Legend of Zelda: Skyward Sword não está sequer entre os cinco títulos mais pirateados. Será que isso é algo bom ou ruim, tendo em vista a aceitação do público em relação a esse título? Confiram a lista completa a seguir:

Downloads de jogos para PC
1. Crysis 2 (3,920,000)
2. Call of Duty: Modern Warfare 3 (3,650,000)
3. Battlefield 3 (3,510,000)
4. FIFA 12 (3,390,000)
5. Portal 2 (3,240,000)

Downloads de jogos para Wii
1. Super Mario Galaxy 2 (1,280,000)
2. Mario Sports Mix (1,090,000)
3. Xenoblade Chronicles (950,000)
4. Lego Pirates of the Caribbean (870,000)
5. FIFA 12 (860,000)

Downloads de jogos para Xbox 360
1. Gears of War 3 (890,000)
2. Call of Duty: Modern Warfare 3 (830,000)
3. Battlefield 3 (760,000)
4. Forza Motorsport 4 (720,000)
5. Kinect Sports: Season Two (690,000)

Via Game Informer

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • GABRIEL PINHEIRO
    2012-01-03T10:04:11

    A solução é simples : Steam, Desura, OnLive. Pra música idem : Spotify, Mog. Pra filmes : Vudu, livros : Kindle + Amazon,google books ou iPad com Book Store pra quem consegue ler naquilo. A solução tá no serviço unificado e no streaming, que faz com que a pessoa não seja "proprietária" da objeto. O problema é que o Steam Brasil não tem as promoções que se vêem lá fora, Spotify não chegou ainda por aí, Mog muito menos (esse nem chegou na europa), idem pro Vudu... Então enquanto não nos dão os meios, vamos inventando eles na ilegalidade... Outro dia eu queria jogar Earthwormjim, onde compra!

  • Fábio Costa
    2012-01-03T09:39:57

    Senhores, parem com o mesmo papo de sempre. Concordo que os jogos ainda estão caros, mas aos poucos estamos evoluindo. Pra comprar jogos 1º o cara tem que ter estudo, consequentemente arrumar um bom emprego, ai sim investir no laser "comprando jogos", etc. Vocês tem ideia de quanto custa produzir um jogo? Acho que 120,00 reais seria um preço muito justo, pois os lançamentos lá fora saem a 60,00 dólares. Uma Land Rover eu também quero Michael e entendo o que você quis dizer, temos que por a mão onde alcançamos, correr atrás pra merecer conquistar as coisas e não apenas ficar se lamentando.

  • Lucas Silva
    2012-01-03T09:12:57

    No Brasil os preços dos games é um absurdo, pois cada jogo é aproximadamente 40% de um salario minimo, isso é um absurdo, ainda eles querem acabar com a pirataria, sou a favor sim a pirataria quando houve uma redução desses jogos, quando der para compra pelo menos 2 em cada mês, ai eu seria a favor contra a pirataria, Mais eu acho que esse sonho ainda está longe, mais não é impossível , mais isso depende quando esses "Ladrões" tomarem vergonha na cara e abaixa esses juros absurdos.

  • Jonathas Ferreira
    2012-01-03T02:49:29

    sinceramente original só daria pra comprar se custasse 50 reais em media pra não comprar só 1 game por mês então nem me venha dizer pra compra original porque um assalariado "normal" não compra original ainda mas comprar só 1 game por mês ta zoando né '-'

  • Flavio Alcantara
    2012-01-03T02:23:44

    Thiago, tentei ser irônico e não passei bem a ideia, eu sei que dá lucro. Nada justifica quase R$ 200 para um jogo Xbox, até por ser fabricado no Brasil. Os jogos podem ser mais baratos, mesmo com os malditos impostos, a prova é que piratas vendem muito, então tem muita gente pra comprar, e são vendidos barato pra muitos, já os fabricantes vendem caro pra poucos. Nem dá pra por desculpa na mídia, na Live não tem vantagem nos downloads. O Xbox com 250GB custa R$ 715 no Japão, e aqui o de 4GB "made in Brazil" custa R$ 799, lá nos EUA ainda ganham Fable III, eles acham que o brasileiro é otário.

  • Juliano
    2012-01-03T17:50:01

    Pirataria é você comprar algo algo de alguém que não tem direitos de vender o algo. No entanto baixar filmes, musicas ou jogos não considero pirataria muito menos algo errado, pois alguém tinha o produto original e decidiu por compartilha-lo com outras pessoas. Outro ponto é o desbloqueio dos consoles dessa geração que são muito interessantes, pois não acabam com o compartilhamento de arquivos na internet nem tornam uma má ideia adquirir um jogo original.

  • Matheus Abreu
    2012-01-03T15:11:58

    Engraçado as pessoas reclamando que n tem dinheiro pra comprar jogo original mas pelo visto tem dinheiro pra comprar um console da ultima geração (ainda pagam o destravamento). E é por isso q o Brasil não vai crescer nunca enquanto esses sangue sugas existirem. Quem compra pirata não pode falar q gosta de jogo X ou Y, pois é a mesma coisa de dar uma "Facada" neles...

  • Michael Bechior
    2012-01-03T08:47:05

    Quem ainda pirateia games? já sei quem não joga online só pode ser né. Acho que o preço está bastante acessível, pode sempre melhorar mas tem que buscar melhores preços, eu gostaria de ter uma Land Rover mas não tenho grana para comprar o veículo e o seu IPVA e seguro, então não compro, entendem.

  • Thiago Campos
    2012-01-02T17:44:49

    Flavio Alcantara Uma mídia de DVD (DVD Virgem) sai por uns 2 ou 3 reais no máximo e um jogo de xbox por exemplo é vendido em média a 15 reais são 400 % de lucro isso em uma unidade quantos jogos piratas são vendidos ao dia pense para ver se não da lucro. E os jogos do PS3 não se gasta nada além de tempo para baixar e depois para passar o jogo para HD de quem estiver comprando. Enquanto os jogos tiverem esses preços absurdos muito por haver impostos em demasia sobre os jogos, o jeito é comprar pirita ou comprar um ou dois jogos por mês isso conseguindo um preço bom ou comprando lá de fora.

  • Thiago Campos
    2012-01-02T17:43:33

    Flavio Alcantara Uma mídia de DVD (DVD Virgem) sai por uns 2 ou 3 reais no máximo e um jogo de xbox por exemplo é vendido em média a 15 reais são 400 % de lucro isso em uma unidade quantos jogos piratas são vendidos ao dia pense para ver se não da lucro. E os jogos do PS3 não se gasta nada além de tempo para baixar e depois para passar o jogo para HD de quem estiver comprando. Enquanto os jogos tiverem esses preços absurdos muito por haver impostos em demasia sobre os jogos, o jeito é comprar pirita ou comprar um ou dois jogos por mês isso conseguindo um preço bom ou comprando lá de fora.

  • Nazareno Torres
    2012-01-02T17:13:39

    COMPREI UM XBOX E TO TENTANDO SÓ COMPRAR JOGOS ORIGINAIS MAS TA OSSO MEU NEM DESBLOQUIEI POR ISSO, SÓ TENHO 2 JOGOS RSRSRSRS TO QUERENDO O ROCKSMITH MAS TA MUITO CARRO QUASE 300,00.

  • Fábio Santos
    2012-01-02T17:04:54

    Para de cobrar esses preços absurdos que a pirataria iria chegar perto do fim, ou será que eles acham que as pessoas não iriam gostar de poder jogar um FIFA 12 ou um PES 12 on line, ou até msm um NFS the Run?? Agora pagar 100 reais em um jogo ou 10 reais, garanto que quem ganha um salário não vai pensar 2 vzs...

  • Wallace Torres
    2012-01-02T16:37:27

    Sony seguindo um caminho forte para acabar com a pirataria ae, muda essas letras de baixo pra enviar o comentario, so tem palavra absurda de se entender.

  • Flavio Alcantara
    2012-01-02T16:08:57

    Muita ingenuidade pensar que uma pesquisa desse tipo revela quantos títulos deixaram de ser vendidos, é óbvio que quem compra pirata NÃO tem grana pra pagar o legítimo. Se derrepente acabasse a pirataria nos games, haveria um aumento pequeno na venda de jogos, e consequentemente uma diminuição gigantesca no número de jogadores de games, e também diminuição na popularidade dos próprios games. Realmente não entendo como jogos piratas dão lucro, se eles custam até vinte vezes menos que um legítmos. Será a pirataria uma consequência da ganância? O que Justifica o legítmo custar VINTE vezes mais?

  • Mario Machado
    2012-01-02T15:41:30

    preço absurdo, querem oq ??? chega de impostos, vergonha !!!!

  • Carlos Almeida
    2012-01-02T14:59:53

    vou dizer uma coisa, nem todo que procura a pirataria procura porque quer, mas sim por não ter condição de pagar o preço que é, um jogo vale quase 35% do salario minimo e não só os ricos que gosta de games, se eu tenho um é porque onde posso comprar a preço mais camarada, até playboy compra onde eu compro, se vende pela metade do preço ou mais em conta, a procura dos pirateados seria menor, até eu compraria

  • Alex Silva
    2012-01-02T14:31:41

    as coisas melhoram muito nesta geração aq no Brasil, espero q na proxima melhore mais ainda, principalmente os preços.

  • Paulo Almeida
    2012-01-02T14:09:48

    É impressionante mesmo, não vou dizer que não utilizo de downloads para músicas, filmes e até jogos... De jogos nessa nova geração de games pelo menos estou investindo em games originais tanto do 360 quanto do PS3, a meu ver nessa geração ficar no paralelo perde-se e muito, também a alternativa de comprar em lojas online do exterior ajudam, pois os jogos saem mais em conta. Com um esforço dá pra comprar ao menos um jogo oficial no mês, eu não sinto falta de comprar games paralelos.