Tablet

04/01/2012 19h01 - Atualizado em 05/01/2012 15h55

Samsung não parece disposta a dar Ice Cream Sandwich ao Galaxy S e Tab

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Depois de anunciar oficialmente que o smartphone Samsung Galaxy S não receberia a atualização para o Android Ice Cream Sandwich, e dias depois reconsiderar a decisão, as mais recentes declarações da fabricante sul-coreana trazem um discurso vago, dando a entender que a atualização não será algo tão prático e objetivo quanto se imaginava.

samsung-galaxy-sSamsung Galaxy S (Foto: Divulgação)

A empresa não mostra consistência em suas declarações e deixa dúvidas se o Galaxy S (e o tablet Galaxy Tab, de 7 polegadas) será mesmo atualizado para a mais recente versão do sistema operacional do Google. Um ponto que merece uma atenção especial é sobre a declaração oficial da Samsung sobre o assunto: “Não é possível uma atualização completa para o Android 4.0 Ice Cream Sandwich para o Galaxy Tab (7 polegadas) e o Galaxy S devido a limitações de hardware."

A Samsung não fez nenhum comentário além deste. Com isso, a empresa deixou no ar uma questão importante: se os dispositivos não receberão uma atualização completa, o que vão receber? Um Android “capado”, com recursos limitados? O Android na íntegra, sem a interface TouchWiz, que é uma das principais fontes de problemas dessa atualização? Ou uma versão “lite” da TouchWiz nos dois dispositivos?

Um dos motivos por trás da decisão da Samsung é bastante claro. Caso a companhia mobilize muitos esforços para atualizar o Galaxy S, isso pode criar um precedente para os demais aparelhos da linha Galaxy, que contam com especificações técnicas semelhantes. Além disso, se a Samsung persistir em manter presente a interface TouchWiz em seus aparelhos com Ice Cream Sandwich (mesmo que em uma interface com recursos limitados), o processo de desenvolvimento pode durar meses, obrigando a fabricante a replanejar a interface inteira para que ela esteja presente nos dispositivos.

A Samsung tem um sério problema nas mãos. O Samsung Galaxy S é um sucesso absoluto de vendas, com mais de 10 milhões de unidades vendidas. Não promover uma atualização de qualidade pode significar uma mancha na sua reputação junto aos consumidores.

Este não é um problema exclusivo da Samsung. HTC, Motorola e LG também não revelam seus planos de atualização de modelos lançados em 2011, e tudo indica que os usuários que compraram seus telefones antes do primeiro semestre do ano passado não receberão o Ice Cream Sandwich em seus dispositivos. Por outro lado, o Nexus S, que possui especificações bem parecidas ao do Galaxy S, já recebeu o update para o Ice Cream Sandwich.

Resumindo: comprar um smartphone Android precisa ser um investimento muito calculado pelo usuário. Em alguns casos, esperar mais alguns meses pode ser a diferença de ter o seu telefone atualizado ou não.

Via Business Insider

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcelo Nucci
    2012-01-06T14:41:44

    Por isso a apple é muito melhor. Comprei um sony ericsson em abril, o Xperia x10 mini... Ficou travado no 2.1, quando atualizaram a linha deixaram ele esquecido. Enquanto isso o iPhone 3gs está no iOS5 e deve receber atualizações por mais algum tempo. Meu iTouch ficou 4 anos na minha mão recebendo atualizações. Só troquei pq começou a faltar espaço (8GB) então peguei o de 64. PCs da apple são a mesma coisa. Vc atualiza o OS várias vezes antes de ter de trocar de máquina. E pra quem disse que roda diferente no 3GS, 4 e 4S, sim realmente roda. Mas pelo menos recebe a atualização.

  • Rafael Cruzeiro
    2012-01-06T11:47:25

    Hoje tenho alguns iGadgets, mas meu smart é um Windows Phone (HTC Ultimate) e estou bem satisfeito com esse OS. Segue a mesma linha do iOS, apesar de ainda ter muito de melhorar. Finalizando: a Google tem de se mancar e colocar ordem na casa, isso sim; estão estragando o OS dela.

  • Rafael Cruzeiro
    2012-01-06T11:44:54

    Essa história de liberdade do Android se mostrou ser uma tremenda bagunça. No fim, nós usuários somos tirados como trouxas, tendo que comprar celular atrás de celular só para nos mantermos atualizados e, claro, seguros (todo mundo sabe que o Android possui uma série de falhas de segurança; não que outros OS não possuam). Já tive dois smarts com Android e digo que foram duas experiências ruins (um deles foi o próprio Galaxy S). Não insisto mais. Gosto da Apple, mesmo com todas as "burocracias" impostas pela empresa; parece que as coisas são mais "fluidas" e organizadas.

  • Raimundo Mendes
    2012-01-06T08:29:53

    Nokia sempre inovando.

  • Tiago Pereira
    2012-01-05T21:01:28

    não acredito porque seria um fracasso para a sansung não atualizar seus aparelhos comprei o sansung galaxy tab 7 a 3 dias atras e estou esperando a atualização creio que eles vão conseguir... se não desistirei da sansung

  • Gabriel Barros
    2012-01-05T20:42:03

    Paulo,nem todas as empresas são assim.A Sony Ericsson,por exemplo, não abandona seus aparelhos e não lança cem mil celulares de uma vez

  • Paulo Cotta
    2012-01-05T18:18:24

    O mais bacana dessas matérias são os comentários dos Fandroids que vivem criticando a Apple e o iPhone. O Hardware do Galaxy S é limitado? Poxa, sempre falaram que ele era melhor que o iPhone 4 (em todos os aspectos). Quem tem um Smartphone Android deveria cair na real e ver que as empresas não se preocupam com vocês, usuários e clientes. Está na hora de vocês tomarem uma medida com a finalidade de resolver essa questão, caso contrário sempre os tratarão dessa maneira. Enquanto isso, quem tem um iPhone 3GS, aparelho que completará 3 anos no mercado, ainda desfruta das vantagens do iOS 5.

  • Vanderlei Silva
    2012-01-05T14:51:56

    Pra samsung so convem vender novos aparelhos, por isto ela lança um por dia, os clientes q quiserem atualizaçoes q comprem um aparelho novo

  • Luiz Modesto
    2012-01-05T14:44:04

    Por isso tenho meu Iphone, a Apple nunca deixa os clientes na mão! Ja esse pove brasileiro...

  • Cleyton Silva
    2012-01-05T13:40:10

    Rídiculo se isso for verdade, é como diz a matéria acima, ficará com a imagem manchada, pois possuo um Galaxy S e com certeza quero atualizar, não é possível que uma empresa como a Samsung não irá repensar essa posição!

  • Airton Junior
    2012-01-05T00:08:21

    Parece que eles nao estão preocupados... Esperem para ver o tombo que irão levar. Eu nao pagaria para ver...

  • Gabriel Barros
    2012-01-04T19:37:20

    Compre um Smart da Sony Ericsson.A fabricante que mais se preocupa com os usuários.O Xperia X10 é um exemplo disso, chegou ao mercado com o Android 1.6,está no 2.3 e pode ser atualizado para o ICS.Só falta um aparelho mais poderoso.O Xperia Play possui processador de um núcleo com 1GHz e 512 de RAM sendo o mais poderoso da SE.O Galaxy S II tem um processador de 2 núcleos com 1.2GHz e 1GB de RAM e é um dos mais poderosos da Samsung