16/01/2012 15h16 - Atualizado em 16/01/2012 19h16

Teto para escritório hi-tech simula céu com nuvens

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Engenheiros alemães criaram um teto para escritórios que simula o céu com nuvens. De acordo com a equipe desenvolvedora do projeto, a ideia surgiu diante da preocupação com a qualidade de vida de quem trabalha em ambientes enclausurados.

ledTeto com LEDs simula céus com nuvens (Foto: Divulgação)

O teto foi criado a partir de LEDs que simulam, em função do movimento, a passagem das nuvens no céu e as consequentes variações de luminosidade. Cada placa quadrada do teto tem o tamanho de 50 cm e a combinação de cores entre os LEDs pode chegar a 16 milhões de tonalidades diferentes.

O engenheiro do Instituto Fraunhofer de Engenharia Industrial Dr. Mathias Bues explica que a intenção é enganar o cérebro, levando-o a pensar que está em um espaço mais agradável, como ao ar livre. “Os LEDs nos permitem causar flutuações na luz que não sejam diretamente óbvias ao olho. Se fossem, acabaríamos distraindo as pessoas do trabalho”. Segundo o engenheiro, o balanço é preciso para que as mudanças na luz tenham a intensidade correta.

Os primeiros testes com o céu para escritórios foram animadores. Mostraram a tendência das pessoas em preferirem um teto que tenha alguma semelhança com o mundo exterior do que o padrão convencional, asséptico e sem a capacidade de oferecer mudanças na luz.

Via Dvice

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares