Navegadores

30/01/2012 08h53 - Atualizado em 30/01/2012 14h54

Usuários pretendem processar o FBI por desativar o Megaupload

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Um grupo de usuários está se organizando na Internet para processar o FBI pelo fechamento de um dos maiores sites de compartilhamento de arquivos do mundo, o Megaupload. O motivo? Muitos deles foram prejudicados, pois arquivos de valor, como documentos e trabalhos escolares, foram sumariamente removidos, sem qualquer tipo de aviso prévio.

back5Internautas começaram a se mobilizar contra os danos causados com o fechamento do Megaupload (Foto: Reprodução)

O FBI fechou o site sob a alegação de que o serviço causava prejuízos à indústria do entretenimento, uma vez que não pagava pelos direitos autorais dos criadores dos produtos compartilhados. Embora seja descrito por alguns como "o verdadeiro paraíso da pirataria", o Megaupload também era muito utilizado por estudantes e profissionais de pesquisa para o distribuir arquivos que eram de seu direito de uso e compartilhamento.

Trabalhos escolares, pesquisas, relatórios, documentos e coleções de fotos e vídeos eram armazenados no Megaupload por uma questão de conveniência e praticidade. Agora, com o site fora do ar, esses usuários não sabem se perderam ou não os seus arquivos pessoais.

Como as reclamações não param de aparecer, a organização Pirate Parties começou a reunir as pessoas que foram afetadas pela iniciativa do FBI. A ideia é registrar uma queixa oficial contra o órgão do governo. “Os danos causados pelo fechamento repentino do Megaupload são irreparáveis, e a ação do FBI foi completamente desproporcional, em relação ao objetivo pretendido”, afirma a Pirate Parties em um comunicado.

As organizações que, de alguma forma, apoiam a iniciativa do compartilhamento - como o Pirates of Catalonia e outros grupos - estão pesquisando quais são as potenciais violações dos direitos dos usuários que tinham dados legalizados no serviço. A partir daí, eles pretendem auxiliar os internautas na queixa contra as autoridades dos Estados Unidos e de outros países que adotaram a mesma medida.

“Esta iniciativa é um ponto de partida para que os usuários de Internet possam se defender dos abusos jurídicos promovidos por aqueles que, de forma agressiva, tentam proibir o uso de material para o seu próprio lucro financeiro”, completa o comunicado. Os usuários do Megaupload que se sentiram prejudicados pelos últimos acontecimentos podem obter mais informações sobre a ação coletiva aqui.

Via Torrent Freak

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Frederico Oliveira
    2012-01-30T13:15:15

    O problema é que a rede globo como sempre só mostra o lado do governo americano da história , procurem se informar sobre o MEGABOX e o verdadeiro motivo do medo por parte do FBI com o megaupload e imaginem o quanto foi pago para membros do FBI e da justiça americana por parte das grandes gravadoras. O megaupload estava lançando um serviço de venda de musicas e filmes que funcionava da simples forma, vc musico colaria sua musica ali e receberia 80% das vendas vc diretor colocaria seu filme ali e receberia 85% das vendas. Hoje as gravadores entregam aos musicos 3% das vendas de cds.

  • Eduardo Machado
    2012-01-30T15:51:33

    ....vcs acham mesmo que o FBI decidiu encerrar o site por uso indevido ao direito de autor? ...ENTÃO VCS ACREDITAM EM PAPAI NOEL, COELHINHO DA PASCOA ETC ETC ETC...tentem ver a coisa por outro lado. O FBI não faz nada ao acaso...PENSEM, pelo amor de DEUS, pensem...Wikileaks (ainda não encerrado por enquanto)Megaupload quem será a bola da vez. O que eles nâo controlam, eles encerram,,,E NÓS JÁ FOMOS MAIS INTELIGENTES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Felipe Correia
    2012-01-30T15:30:41

    Como forma de protesto não vou mais assistir filmes no cinema nem comprar CDs. Está claro que tem muito dinheiro em jogo. Deviam arrumar outras formas de ganhar dinheiro em cima do povo. Filmes produzidos pela "indústria do cinema" lucram milhões só com a exibição nas próprias salas de cinema ao redor do mundo. Por que não disponibilizam os filmes, músicas, clipes e seriados a R$1,00 pra fazer download ao invés de querer cobrar uma fortuna. Não ganho nem 1000,00 por mes e os caras tão reclamando porque perderam alguns milhões mas também já ganharam outros.

  • Alexandre Lopes
    2012-01-30T13:11:22

    Sou totalmente contra a pirataria pois ela envolve um enorme problema no futuro pois as pessoas que as praticam mais tarde iram tentar se beneficiar dos beneficios do inss sem ter recolhido o suficiente para o tal.sem contar a falta de emprego gerado pela pirataria eu mesmo trabalho em uma videolocadora onde tinhamos 8 funcionarios e resta somente eu e o proprietario. Agora os casos de trabalhos e arq.pessoais postados nestes servidores deve ser analizados. Lembrando que estes servidores não são responsaveis e nem garante os materiais postados é risco seu perdelos.

  • William Pimentel
    2012-01-30T10:47:18

    Betão! nao fala besteira a culpa nao é nossa se voçê nao sabia usufruir dessa ferramenta fantastica que era o MEGAUPLOAD... pelo menos voçê sabe ligar o computador nè !? ou vc pediu para alguem postar esse seu comentario IDIOTA aqui??

  • Wal Neto
    2012-01-30T10:41:29

    O problema é que ate comentar este assunto é perigoso, automaticamente estamos sendo cadastrados e virando estatistica no FBI, o BigBrother só esta mostrando uma pequena parte de suas garras,,,,,Contra a força não ha resistencia....voces se lembram quem inventou a WEB,Internet? quem criou o Upload e Download? O criador que controla e espiona, volta-se agora contra a criatura..........

  • Mauricio Muller
    2012-01-30T10:35:19

    ô betão! o que voce faria se para fechar a boca de fumo a Policia fechasse o bairro todo? ou a cidade toda? aí voce ia reclamar, não é? idiota é quem não respeita o direito de escolha dos outros. e se sua casa pegar fogo ou for assaltada? babau backup!! hahaha

  • Betão
    2012-01-30T10:02:40

    Processar o FBI por fazer o trabalho dele...forçou a amizade ai ja é demais seria mesma coisa que usuários de drogas processarem a Policia por fechar uma boca de fumo, sou contra indenizar o usuário mesmo que tinha dados legais do mega upload, porque tem que ser muito idiota para não ter em casa um bakup de segurança. Para coisas importantes eu tenho um hd externo e mais um pen drive de 8 giga.

  • Yuri Martins
    2012-01-30T09:59:23

    Eu mesmo, tinha arquivos de servidores e programas, fora documentos e trabalhos da faculdade... Também tinha premium em conta vitalicia, da qual gastei mais de 200 reais... Eles deviam ter pelo menos nos avisado para que a gente retirasse nossos arquivos...

  • Hytor
    2012-01-30T09:53:14

    CONCERTEZA APOIAMOS A AÇÃO COLETIVA, pois a internet é um meio de comunicação livre e não aceitamos que haja tamanha agressividade com os usuários.!! POR ISSO QUE FALO COMPUTAÇÃO EM NUVEM , NUNCA PODEMOS ACEITAR!! MEGAUPLOAD ESTAMOS COM VOÇÊ!

  • Leonardo C
    2012-01-30T14:58:01

    Todo meu backup com trabalhos de clientes estavam lá. Por sorte tenho copia em HD externo.

  • Maria Barbosa
    2012-01-30T14:41:49

    Penso que o FBI deveria também prender as pessoas que abriram sites que se diziam substitutos do megaupload mas eram sites com vírus para trollar os clientes do megauload que baixam vídeos na web. Porque site com vírus eles não prendem? Site com vírus não tem questionamento, isso realmente é crime. Por que não prendem, se é a serviço da lei a coisa? Sempre simpatizei com o FBI, mas agora eles pisaram na bola e feio, pois está claro que não estão a serviço da Lei, e sim dos grandes produtores de cinema e vídeo. Como se a soiedade já não pagasse caríssimo pela cultura que eles produzem.

  • Marcos Oliveira
    2012-01-30T14:32:56

    Tenho certeza que o pessoal do FBI tem muito interesse no fechamento do MEGAUPLOAD, pois são sócios majoritários donos de sites como NETMOVIES e o NETFLIX (que dizem "pagam os direitos autorais a quem de direito"). Pena que fizeram uma ação grotesca ferrando todos os usuários do falecido MEGAUPLOAD, mesmo aqueles que agem dentro da Legalidade. Trata-se apenas de NEGÓCIOS, nada mais. Interesse de alguns poucos em uma centena de milhões. Típico de americanos safados, ladrões, usurpadores, os verdadeiros bandidos da Guerra Fria

  • Romulo Sampaio
    2012-01-30T14:02:00

    Perdi meus "filminhos educativos" com minhas namoradas.

  • Celso Spitzer
    2012-01-30T13:54:28

    Acho que o senhor "Betão" nunca precisou utilizar o site para o bem e, pelo visto, o negócio dele é só baixar músicas e filmes... O megaupload é bem mais intenso do que só isso... ótima ferramenta para pesquisas tanto escolares quanto profissionais... Se liga, comparar o Megaupload com uma "boca de fumo"...

  • Matheus Carvalho
    2012-01-30T13:45:07

    Esses caras que são contra a pirataria são engraçados, vivem falando que são contra e mimimi, ai vai ver o pc deles e ta cheio de msk baixada da net de graça, cheio de videos e filmes,cheio de programas crackeados *piratas* sem falar no windows né que duvido que sejam originais. Duvido que todos os produtos das casas dessas pessoas sejam originais. hipócritas

  • Valéria Gonçalves
    2012-01-30T13:36:16

    Sou completamente a favor desta ação compra o FBI, quem são ele para prejudicar tantos em prol de um grupinho de milionários. Conheço uma pessoa que pensa igual o companheiro Betão. Mas veja a hipocrisia desse ser: ele é a favor do FBI tolher a liberdade de todos, mas ele deixou escarpar quer na época da impressora matricial ele “autenticava” documentos oficiais e ficava com o dinheiro para ele. Agora eu pergunto onde está a coerência entre a fala e a atitude do cara?!

  • Henrique Filho
    2012-01-30T13:26:49

    Apoio ação coletiva tb, e o comentário do BETÃO é idiota.

  • Alexandre Lopes
    2012-01-30T13:22:28

    Sou totalmente contra a pirataria. As pessoas não entendem, pirataria gera desemprego e conseqüentemente arrecadação de INSS gerando um problemão nas futuras aposentadorias, Trabalho em uma vídeo locadora onde éramos 8 hoje resta eu e o proprietário. Quando vc. Posta Arq. É por conta e risco seu eles não vão garantilos a você.

  • Rodrigo Silva
    2012-01-30T12:37:19

    Leiam sobre o o megabox, o verdadeiro terror da industria da musica. FBI sux

  • Jean Felipe
    2012-01-30T11:14:45

    Eu perdi minhas apostilas de japonês...Ç_Ç... não tenho esperança de recuperar nada.

  • André Oliveira
    2012-01-30T11:13:13

    Complicado ver determinados temas vir à tona apenas por oportunismo... para se fazer um filme, gasta-se milhões de dólares, e o lucro obtido, além da bilheteria de cinema, vem dos DVDs e Blu Rays vendidos, além dos produtos associados como camisetas, bonés, etc... o que está em pauta aqui é que focaram na pirataria e esqueceram que o Megaupload era uma "central" de compartilhamento, onde trabalhos são expostos, pessoas arquivam documentos, fotos, etc... Cabe sim uma ação legal representativa, mesmo nós, que não estamos no país de origem do bloqueio... mais uma bola fora dos american idiots...

  • Heitor Gomes
    2012-01-30T10:53:04

    Maldito seja quem criou essa tal de sopa!!Isso e censura,se eles nao cobrasse tao caro em dvd,jogos entre outras coisas com certeza iria ter menos pirataria!!

  • Felipe Matos
    2012-01-30T10:45:52

    @Betão Comparação Patética e Politica! Da mesma forma que pessoas guardam seus dados na nuvem e foram perdidos, seu HD e Pen-drive pode quebrar/queimar. A policia tomando uma medida menor criando uma politica de não aceitar arquivos ilegais, poderia ter sido menos prejudicial a quem usa de forma legal o serviço, existem programadores profissionais que podem criar um código nessas condições, se continuar assim, irá afetar outros serviços também. Viva Internet Livre.