Sistemas Operacionais

13/01/2012 18h20 - Atualizado em 13/01/2012 18h20

Visa libera pagamentos em NFC para smartphones Android e BlackBerry

Marcell Almeida
por
Para o TechTudo

A Visa liberou alguns modelos de smartphones da Samsung, RIM e LG para a realização de pagamentos em NFC. Para usar o recurso, basta o usuário ter instalado o aplicativo Visa PayWare em seu smartphone.

A tecnologia NFC é utilizada para trocar dados por aproximação, bastando que o dono do celular aproxime o aparelho de um terminal para que transações financeiras sejam aprovadas. A tecnologia ainda está sendo adotada aos poucos no mercado internacional.

A NFC já está aparecendo em alguns modelos mais modernos de smartphones (Foto: Reproudução)A NFC já está aparecendo em alguns modelos mais
modernos de smartphones (Foto: Reproudução)

Os smartphones liberados pela Visa foram o Samsung Galaxy SII, BlackBerry Bold 9900, BlackBerry Bold 9790, BlackBerry Curve 9360 e BlackBerry Curve 9380 e LG Optimus NET NFC - este último ainda não presente no Brasil, se sem previsão de lançamento.

Até agora o NFC não conseguiu decolar por não ter muitos dispositivos compatíveis e porque poucos estabelecimentos aderiram a tecnologia. Além disso, também existe uma grande preocupação dos usuários com a segurança desse novo método de pagamento, e isso influência negativamente a popularização da tecnologia. Alguns especialistas dizem que 2012 será o ano em que o NFC se popularizará na Europa, por conta da Olimpíada de Londres.

Para interagir com a tecnologia NFC em smartphones os comerciantes precisam ter um terminal (como os de ônibus, com cartões eletrônicos) para receber o pagamento com a aproximação do smartphone. Porém, assim como máquinas de cartão de crédito, esse terminal deve ser habilitado junto a uma instituição financeira. Veja esse vídeo e entenda melhor como funciona.

No Brasil a Visa ainda não oferece esse meio de pagamento, mas a empresa já confirmou que possui interesse em trazer a tecnologia para o país. A tecnologia NFC deve chegar com força total no Brasil pouco antes da Copa do Mundo de 2014.

Via Engadget.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares