Sistemas Operacionais

12/01/2012 19h56 - Atualizado em 12/01/2012 19h56

Windows Phone alfineta Android

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O vice-presidente da Microsoft e gerente do projeto Windows Phone, John Belfiore, declarou em uma entrevista ao site The Verge que o Windows Phone não pretende competir com outras plataformas em especificações de hardware, mas sim em qualidade.

John Balfiore diz que o Windows Phone compete em qualidade, não em hardware (Foto: Divulgação)John Balfiore diz que o Windows Phone compete em qualidade, não em hardware (Foto: Divulgação)

A provocação se sustenta por conta dos caminhos opostos que Android e Windows Phone trilham no desenvolvimento de novos produtos. Enquanto os desenvolvimentos do Android demandam hardware cada vez mais poderoso, os smartphones com Windows são limitados a um tipo específico de processador, no caso o single-core Snapdragon da Qualcomm, a 512 de RAM e a GPU Adreno 200 ou 205.

O controle da Microsoft sobre o hardware que roda seu sistema propicia um nível de otimização que o Android simplesmente é incapaz de alcançar. Enquanto o sistema do Google se fragmenta em diversos aparelhos, alguns com potência inferior ao recomendável, a Microsoft garante que, não importando a marca, seu sistema funcionará sempre com a mesma qualidade e bom desempenho.

Se a provocação para o Android foi vinculada com a escalada do hardware em seus produtos, para o iOS a alfinetada foi direta: os preços altos. John Belfiore acredita que o Windows Phone ganhará mercado ao agradar os descontentes das duas plataformas porque combina as vantagens presentes em ambas: o Windows Phone tem variedade de produtos e fabricantes, como o Android, mas oferece uma experiência de uso mais sólida, como o iOS, sem cobrar as pequenas exorbitâncias que a Apple cobra por seus produtos.

Via The Verge.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Lage
    2012-02-01T17:16:34

    Eu concordo com ele. Eu vi um teste onde o Android levou uma surra do Symbia em um SmarthPhone de baixo custo, o especialista disse que o Android requer muito hardware e potência do mesmo, sei que a tendência é mais hardware potentes, mas não esquecemos que os de baixo custo evoluem em menor escala, e ai que entra o Windows Phone. E lembre-se que a Nokia irá usar o Windows Phone, quando começar a sair aparelhos da Nokia com mais WP, e começar todo mundo conhecendo aos poucos, as vendas do WP irá aumentar demais. Pois em Hardware a Nokia é superior ao Samsung entre outras ai.

  • Estevam Alves
    2012-01-19T11:59:57

    Muita promessa e por enqt pouco resultado, vejamos como será a aceitação do WP7 no mercado !

  • Vanderlei Santos
    2012-01-17T14:40:56

    meu celular é um galaxy 5 um android a baixo custo e roda muito bem o sistema froyo..600 Mhz e 190 de ram.. nao vejo problema algum. assim como um outro com um hardware mais potente roda o mesmo sistema.

  • Guilherme Fernandes
    2012-02-02T11:04:33

    O que a microsoft quer fazer é marketing pilantra. Ela cobra caro pela licença para se ter o WP7 no aparelho, coloca hardware baixo e faz com que o sistema rode bem, mas e as aplicações? com Adreno 205 não vai ser possível jogar bons jogos ou coisas que exigem mais processamento gráfico, então nem adianta ter um hardware econômico se você fica amarrado a aplicações simples? E outra, o android ainda tem o Cyanogen, que retirar bugs, limitador de frame e N coisas que deixam o Android tremendamente rapido mesmo em hardware baixo.

  • Samuel Ferreira
    2012-01-16T03:48:53

    Flavio Rios: Se os Tel. Androids têm aparelhos potentes, talvez seja pq o sistema pede um hardware potente para poder rodar.

  • Rafael Cruzeiro
    2012-01-13T09:55:14

    hardwares "impressionantes"), é executado em qualquer aparelho, o que faz dele um sistema cheio de engasgos. Não tive experiências boas com meus Androids (tive dois na mesma época, mas nunca mais terei um novamente), visto à falhas grotescas no sistema e essa sensação de ter um telefone obsoleto a cada 3 meses. É sim, uma questão de gosto. Mas, convenhamos, o Android só é bom para quem ainda não usou outro sistema de celular (ou tem alguma implicância com Apple ou Microsoft).

  • Bruno Ramos
    2012-01-13T09:20:58

    Flavio, quem somos nós para julgar o gosto das pessoas? Acho que a única diferença entre Android, IOS e Windows Phone são os clientes e os gostos deles. Tenho um Samsung Galaxy TAB com Android, um iphone 4 e estou por comprar um HTC TITAN com Windows e pessoalmente gosto muito do Windows. Isso vai do gosto de cada um, independente da quantidade de aplicativos que o sistema Android tem, você tem que considerar que 60% deles são inúteis, muitos tem vírus entre outros problemas. Abraços

  • Flavio Rios
    2012-01-12T22:33:39

    arga de puxar o saco da Microsoft, os Androids alem de possuirem os smarts mais potentes do mercado, tem muito mais apps que o Windows Phone e é o unico sistema a permitir customizacao total do aparelho podendo deicha-lo da forma que quizer. Sou muito mais um Android q um Windows Phone --'