Sistemas Operacionais

24/01/2012 10h17 - Atualizado em 24/01/2012 10h17

ZTE revela o custo de licenciamento de cada Windows Phone

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A ZTE (uma das fabricantes de smartphones com o sistema operacional da Microsoft) fez comentários sobre o esforço de produzir um smartphone de baixo custo e revelou as despesas no licenciamento de cada Windows Phone fabricado. Até aqui, nenhum fabricante tinha especificado os custos do sistema operacional.

zteZTE esclarece o custo de licenciamento de cada Windows Phone (Foto: Divulgação)

O executivo da marca, Santiago Sierra, deixou escapar que o valor pago a Microsoft para licenciar um produto é relativamente alto. O valor fica entre 40 e 54 reais em cada Windows Phone que sai da linha de montagem. Neste sentido, estimativas do mercado apontavam que o custo do Windows Phone seria muito mais baixo, em torno de 10 e 17 reais.

A informação ajuda a explicar a pulverização do Android pelo mercado. O sistema operacional do Google, dada a sua natureza de software livre, é totalmente gratuito.

Os únicos custos envolvidos com o Android estão vinculados com os investimentos em modificações do sistema que os fabricantes acabam desenvolvendo.

Vale lembrar que embora sem custo direto, cada dispositivo Android rende somas à Microsoft por conta do pagamento de royalties vinculados a patentes. O preço do Windows Phone ajuda a entender a dificuldade dos fabricantes em produzir smartphones para o mercado de entrada com o sistema operacional da Microsoft.

Via Neowin

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gleick P.
    2012-01-25T00:20:33

    A Microsoft nunca conseguirá nada com esta fome de lucros. Enquanto o software livre ganha fãs, os softwindows ganham inimigos. Em pouco tempo haverá tanta gente empenhada nos softwares livres que sua qualidade será insuperável.