04/02/2012 19h24 - Atualizado em 05/02/2012 10h16

Brasil sem vírus: Dia D recebe 53% de adesão

Rebecca Porphírio
por
Da redação

Mais de mil moradores do edifício Copan disseram "Sim" ao Dia D - marco do movimento
Brasil sem Vírus. A ação foi realizada hoje, 4 de fevereiro, e contou com a participação de
voluntários do CDI (Comitê de Democratização da Informática). O Dia D do Brasil Sem Vírus
recebeu ampla cobertura da imprensa. O equivalente a três dos seis blocos pertencentes
ao edifício residencial conhecido por ser o maior da América Latina abriram suas portas para agentes e engajados; prontos para ajudar a mudar a realidade do país.

Visitante se informa em frente ao Mapa de Adesão sobre a iniciativa e recebe kit Brasil sem Vírus. (Foto: Brasil sem Vírus)Visitante se informa em frente ao Mapa de Adesão sobre a iniciativa e recebe kit Brasil sem Vírus. (Foto: Brasil sem Vírus)

Andar por andar, bloco por bloco...

A varredura do Copan teve início às 10h e contou com dois pólos de concentração. Enquanto voluntários do CDI, junto com a equipe do TechTudo, acompanharam a imprensa e o público no térreo, agentes do comitê visitaram moradores que ainda não tinham aderido ao movimento ou que ainda não tinham vacinado seus computadores. Quem permaneceu na área principal pôde acompanhar o crescimento orgânico do Mapa de Adesão, que aumentava toda vez que um novo morador concordava em participar da ação.

Área principal, com a presença do Mapa de Adesão. O número de participantes chegou a 53% de todo o Copan.  (Foto: Brasil sem Vírus)Área principal, com a presença do Mapa de Adesão. O número de participantes chegou a 53% de todo o Copan. (Foto: Brasil sem Vírus)

No total, 307 computadores receberam vacinas do Brasil sem Vírus, que incluiu visita técnica com direito a instalação de antivírus. Dezenas de pessoas que passaram pelo local puderam levar camisetas, blocos de anotações, degustações de produtos Globo.com e muita informação sobre segurança na web. Computadores foram colocados à disposição do público para disseminar a iniciativa e fornecer dicas de navegação.

Morador recebe a orientação da equipe para aprender a vacinar o computador. (Foto: Brasil sem Vírus)Morador recebe a orientação da equipe para aprender a vacinar o computador. (Foto: Brasil sem Vírus)

Quem disse que acabou?

O Dia D foi uma das mais importantes ações do Brasil sem Vírus, mas o movimento não para por aí. A meta é tirar o Brasil do ranking dos países mais infectados do mundo. Para isso, é preciso que todos façam a sua parte: baixem o antivírus do site e compartilhem seus próprios links de perfil. O internauta que divulgar a iniciativa ajuda a distribuir vacinas para os amigos e sobe no Ranking dos Voluntários, tornando-se responsável por um país em que inclusão digital também é sinônimo de consciência e responsabilidade.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fisher Moraes
    2012-02-10T13:13:17

    Acho a iniciativa louvável! Porém, o pessoal está enxugando gelo!! O que se faz quando há, por exemplo um rebanho infectado com aftosa? Sacrifica-se o rebanho. Se temos 1 a cada 4 computadores infectados com Windows, o que fazer? Eliminar a raiz do problema! Ou seja, o Windows!! Deveria ser feita a campanha Brasil sem Windows!!!

  • Filipe
    2012-02-06T11:23:23

    Que seja assim mesmo entao! Se a alternativa eh ter pirata, coloque Linux e fique tentando tirar onda de sinistrao continuando com a mesma ignorancia de sempre! Pelo menos ajuda... mesmo sem saber!

  • MIGUEL CAMPOS
    2012-02-05T10:33:54

    Foi deixar meu laptop, com o Ruidows Vista Original, atualizar pela web e e e ... no dia seguinte não tinha mais computador. Procurei solução e achei o Linux Ubuntu 10 LTS (adquirido em banca por R$16,00) que, na instalação, viu que eu tinha Ruindows e aí perguntou se queria manter o Ruindows. Mantive e recuperei meus arquivos. Virei Fã de Linux !

  • Antonio Neto
    2012-02-05T06:54:45

    Reportagem "interessante", porém, de pouca utilidade porque não informaram o pricipal "Para isso, é preciso que todos façam a sua parte e baixem o antivírus do site". Qual é o site??

  • Fisher Moraes
    2012-02-04T22:46:25

    Caramba!! Jornalistas não sabem mais escrever!! Poisé... se tirar o corretor ortográfico muitos jornalistas morreriam de fome!!!

  • Alisson Alves
    2012-02-04T21:55:09

    Sabe o por que disso? Ñ querem ajudar a ninguem e simplesmente o medo das maquinas 'zumbis' usadas por hackers, um exemplo e os anonymous, só que peninha pra eles, não e so usado maquinas de terceiros e sim um exercitozinho de maquinas, hj ate um mini netbook pod ser usado... Não creio em rsultados significantes com isso ai.

  • Ruslan Silva
    2012-02-04T21:38:09

    Favor, melhorem a revisão ortográfica do site, "Maior prédio da América Latina é vacinados contra vírus por mutirão" dói viu!!!