Computadores

03/02/2012 17h08 - Atualizado em 03/02/2012 17h41

Casa conceitual é toda controlada por um PC

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo
activator_pcProjeto conceitual do Activator PC (Divulgação)

Publicado no Yanko Design, o projeto da "casa inteligente" foi desenvolvido pelos designers chineses Zhong-fa Lie e Yoori Koo. A ideia é a seguinte: através de uma espécie de computador em forma de caneta, batizada de PC Activator, o usuário será capaz de virtualizar diversos dispositivos eletrônicos, desenhando o formato de cada dispositivo no ar.

Dessa forma, é possível ativar cada dispositivo, independente de onde o usuário esteja na casa. Em alguns casos, é possível utilizar alguns objetos da casa como periférico.

Para atingir esse resultado, a caneta “desenha” o dispositivo escolhido, de acordo com a necessidade do dono. Isto é, o produto não precisa estar fisicamente no recinto.

Por exemplo, se você precisa de um controle de videogame por perto, basta pegar a caneta, desenhar o periférico no ar, que o sistema vai identificar o seu formato, bem como seus botões de comando e ajustes. Com isso, irá se comunicar com o seu console.

activator_pc3Aplicações em jogos do Activator PC (Divulgação)

Para deixar os traços dos produtos desenhados e visíveis, a caneta usa um sistema de infusão do ar. O objetivo desse projeto é estimular a utilização da tecnologia de forma intuitiva e prática, apenas por comandos gestuais, tal como é feito com alguns dispositivos eletrônicos.

A virtualização de dispositivos também representa uma maior economia de espaço na casa do usuário, e uma possibilidade maior de novos conceitos de produtos.

Apesar de ser apenas um conceito, o PC Activator tem boas chances de ter um lugar no mercado no futuro.

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

Via Yanko Design

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Daniel Benicio
    2012-02-03T18:28:33

    esse novo computador sem dúvidas é muito legal, se os produtos tecnológicos fossem mais baratos talvez, os povos iriam ter mais e os produtos de tamanha tecnologia seriam mais famosos!