Celular

03/02/2012 14h17 - Atualizado em 03/02/2012 15h42

Cientistas desenvolvem tecnologia para diagnosticar doença por celular

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Cientistas do Korea Advanced Institute of Science and Technology desenvolveram uma tecnologia capaz de detectar os sinais elétricos gerados pelo toque de um dedo ou por partículas da saliva para diagnosticar uma série de doenças, incluindo câncer e diabetes. Tudo isso por meio da “sensibilidade capacitiva” da tela touchscreen de um smartphone.

Professor Park Hyun-Gyu (Foto: Reprodução)Biomoléculas transmitem sinais que podem ser reconhecidos pelo touchscreen (Foto: Reprodução)

Apoiados pelo governo, os cientistas acreditam que a nova tecnologia tem quase 100% de precisão e eficácia em relação aos equipamentos médicos convencionais. Para a equipe, a nova invenção irá revolucionar a Medicina em todo o mundo. Eles acreditam serem os primeiros a demonstrar que uma tela de smartphone, sensível ao toque, pode ser usada para detectar biomoléculas.

"Biomoléculas, como as que são produzidas pelas doenças, podem transmitir sinais similares que um touchscreen tem condições de reconhecer. Se você tem um certo tipo de DNA ou proteína, o touchscreen reagirá a ele da mesma forma como reagiria aos sinais elétricos detectados quando um dedo toca a tela", explicou o professor Park Hyun-Gyu ao Daily Mail.

Em contrapartida, o pesquisador Won Byoung-Yeon diz que ainda é necessário aperfeiçoamento. "Atualmente, chegamos a um nível em que podemos detectar a existência ou concentração de biomoléculas, mas não podemos definir qual é a biomolécula", disse.

A equipe de pesquisadores acredita que a tecnologia pode transformar as técnicas de diagnóstico e salvar bilhões de dólares em custos de saúde. Ela pode ser aplicada em casos de doenças em casas de repouso ou laboratórios que vão em casa, reduzindo radicalmente o custo de envio de amostras para análise de exames.

Pode até ser que a nova invenção não seja atrativa para muitos. Mas, de acordo com os cientistas, ela poderá poupar tempo, dinheiro e, principalmente, vidas. E você? Teria coragem de realizar um exame com uma gota de sua saliva ou de seu sangue em seu smartphone?

Via Daily Mail 

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares