Fabricantes

06/02/2012 16h12 - Atualizado em 06/02/2012 18h04

Crytek cria streaming de games “na nuvem”, concorrente do OnLive

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo

A desenvolvedora Crytek lançou, nesta segunda-feira (06/01), o Gface, baseado no motor Seed Engine, da própria empresa. Ele permite jogatinas e compartilhamento de mídia “pela nuvem”, por meio de streaming. No conceito de Cloud Computing e virtualização, todo o poder de processamento é feito em um servidor, com o computador pessoal apenas como “janela”.

GFace pode ser utilizado em qualquer plataforma (Foto: Divulgação)GFace: uso em qualquer plataforma (Foto: Divulgação)

O serviço, ainda em fase beta, tem forte apelo como rede social. Por ele, é possível compartilhar exibição de partidas, vídeos ao vivo e músicas entre amigos. Ele ainda é multiplataforma, compatível com PC, smartphones e tablets. É possível até mesmo jogar o mesmo título, independente do aparelho utilizado – tudo roda a partir do navegador, por meio de um plugin (e, provavelmente, utilizando tecnologia HTML5).

O Gface, como alguns podem ter percebido, é bem semelhante ao serviço já existente OnLive. Como ainda está em fase beta fechado (é possível cadastrar o e-mail para concorrer a um convite clicando aqui), é difícil falar sobre a performance, até porque o serviço depende muito de uma conexão excelente para funcionar sem demora no tempo de resposta (ou “lag”, como é mais conhecido).

O lançamento do serviço mostra um interessante passo para a Crytek. Conhecida pelo desenvolvimento de games extremamente “pesados” graficamente, como Crysis, a empresa pode estar, dessa forma, facilitando o acesso a suas criações, visualmente estonteantes, para quem possui plataformas sem tantos requisitos. Entre os títulos mostrados no anúncio, estava Warface, com multiplayer entre usuários em PC, tablet e smartphone, e Race Driving Unlimted. Será que demora muito até chegar ao Brasil?

Via GFace

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares