Internet

29/02/2012 14h03 - Atualizado em 13/06/2012 12h11

Empresas de Internet banda larga agora são obrigadas a fornecer medidor de velocidade

Robson Sales
por
Para o TechTudo

Uma resolução da Anatel, que entra em vigor nesta quarta-feira (29/02), obriga que toda empresa que fornece serviço de Internet banda larga disponibilize em seus sites um software que seja capaz de fazer a medição de velocidade da conexão. Por enquanto, apenas o serviço fixo de Internet é que está enquadrado pela lei.

Teste agora sua conexão 

velocímetro (Foto: velocímetro)Medidor de velocidade de Internet (Foto: Reprodução)

Em nota, a Agência Nacional de Telecomunicações diz que a resolução estabelece padrões de qualidade para o serviço e busca a contínua melhoria dos serviços oferecidos pelas prestadoras de todo o país: Oi, Net, Telefônica, GVT, CTBC Telecom, Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom.

Segundo a Anatel, o programa deve estar em local de destaque e ser gratuito. Ainda de acordo com a agência reguladora, as empresas de banda larga móvel também deverão fornecer a ferramenta a partir de outubro.

O regulamento ainda estabelece que as empresas entreguem uma velocidade média mínima equivalente a 60% da conexão contratada pelo cliente. Alguns provedores entregam apenas 10%, em média, da velocidade estabelecida em contrato. A intenção é que até outubro de 2014, essa velocidade entregue seja de pelo menos 80%.

As empresas tem até outubro para se enquadrarem na resolução da Anatel. Caso os provedores não realizem a mudança até o prazo determinado, a agência poderá aplicar multas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo
    2012-03-02T14:58:43

    Até é legal, mas o que tinha mesmo que ser alterado é o direito da operadora de banda larga oferecer apenas 10% da velocidade contratada. Isso sim é o que tinha que mudar. Pagar por 10 Mega e só utilizar 10% dessa velocidade, apenas 1 mega, e ainda pagar caro por isso. Vamos aprender a votar gente, essas leis só vigoram pq a população quer, somos nós que colocamos esses bandidos como nossos representantes.

  • Anulador Tatico
    2012-02-29T15:42:11

    Chegamos ao absurdo de um técnico da NET vir aki em casa e me dizer que PING não tem nada a ver com a velocidade ou a qualidade da banda, que isso é coisa inventada pelos criadores de jogos. Huahuaha, sério o cara não pode ser burro a esse ponto. Claro que isso são instruções dadas pela própria operadora parea enganar seus clientes.

  • Anulador Tatico
    2012-02-29T15:41:17

    Pra variar, PURA DEMOGOGIA DO GOVERNO CORRUPTO que nós temos. A fornecedora criará um medidor de velocidade próprio em que a página suporte e identifique seus clientes para mostrar a velocidade contratada. Coisa que a NET já faz há muito tempo através do portal MEGAFLASH. Se esse fosse um país sério, eles determinariam páginas fornecedoras de medição de velocidade e obrigariam as fornecedoras de banda larga a chegarem, pelo menos, aos 90% da velocidade contratada, quando medidas nesses sites que não teriam vínculos com as fornecedoras de banda larga. de preferência sites estrangeiros.