Robótica

03/02/2012 19h37 - Atualizado em 03/02/2012 19h37

Engenheiros criam exército de robôs voadores

Flavio Croffi
por
Para o TechTudo

O departamento de robótica da Universidade da Pensilvânia desenvolveu uma nova espécie de robôs voadores. E não foram poucos. A apresentação dos pequenos “nano quadrocopters” contou com ao menos 20 deles.

nanorobotsExército de robôs voadores (Foto: Divulgação)

Criados pelos engenheiros Alex Kushleyev, Daniel Mellinger e Vijay Kumar, os robôs funcionam em diversos tipos de formação. Eles podem tanto voar sozinhos, de forma organizada, e até mesmo ultrapassar objetos.

“Se dissermos aos quadrocopters que há uma estrutura no caminho, eles automaticamente fazem uma varredura do ambiente e bolam uma estratégia para passar por este obstáculo.”, disse Daniel Mellinger.

No vídeo apresentado pelo grupo, os pequenos robôs, entre formações distintas e posicionamento que lembra o de exércitos em um campo de batalha, criam desenhos 3D. Os robôs podem ser usados tanta para entretenimento quanto para reconhecer locais inacessíveis, como zonas de desastres ou escombros.

Veja os robôs em atuação no vídeo abaixo:


Via Ohgizmo

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jefferson Silva
    2012-02-10T14:48:01

    Imaginem isso no céu à noite, os ufologistas "pira"

  • Rafael Bastos
    2012-02-04T09:17:26

    cada vez mais rápidos em!!!!, bom dia para vocês.

  • Rafael Bastos
    2012-02-04T09:15:14

    Em um mundo em que estamos falando de Paz, reconstrução, e aprendizado a conviver e reconstruir a natureza destruída nosso respeitoso jornalista para chamar atenção da materia coloca robos de guerra!! cada vez mais fico enojado com o tipo de reportagens vinda da Globo e seus funcionários, estão em ritmo de BBB, temos que chamar atenção a qualquer custo!!!. você já foram mais discretos.

  • Wagner Almeida
    2012-02-04T00:03:10

    Fala serio. Quanta tecnologia mais tem que ser usada para o bem. Certo.