22/02/2012 14h20 - Atualizado em 22/02/2012 14h20

Esquiadora é salva de avalanche por mochila com airbag

Mariana Coutinho
por
Para o TechTudo
Elyse Saugstad e sua mochila com airbag (Foto: Reprodução/Engadget)Elyse Saugstad e sua mochila com airbag (Foto: Reprodução/Engadget)

A esquiadora Elyse Saugstad resolveu enfrentar o Tunnel Creek, nas montanhas Cascade no estado americano de Washington no último domingo (19). Acompanhada por um grupo de esquiadores experientes, Saugstad conseguiu se salvar de uma avalanche por estar usando uma mochila com airbag. Ela e outros três esquiadores foram lançados cerca de 3 mil metros montanha abaixo. Apenas Elise sobreviveu.

A esquiadora profissional disse à rede de televisão ABC que tudo aconteceu muito rápido e o tempo para reação foi mínimo: “Não tive muito tempo para reagir, mas a primeira coisa que me ocorreu foi usar o airbag”. O dispositivo se inflou como um airbag de carro e manteve a cabeça e as mãos da esquiadora fora da neve. A bexiga cheia de hidrogênio ajudou Elise a ficar perto do topo da avalanche, facilitando seu resgate pelas equipes de socorro.

“É como uma máquina de lavar. Você não sabe mais onde está, mas esse sistema te mantem no lado de cima. Então você tem uma boa chance de sobreviver”, explicou Elise. A esquiadora garantiu que o grupo usava equipamento adequado. Eles acreditavam estar em uma área segura quando houve a avalanche.

Via BBC

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vania Rocha
    2012-02-23T17:27:48

    Os outros estavam usando o mesmo equipamento ? Acho que não, aqui não fala sobre isso, se estavam , não ajudou muito apesar de ser um equipamento inteligente.

  • Kevin Lobo
    2012-02-22T15:20:21

    Bem bolado !