O Google consolidou a decisão de acabar com o botão de menu (ou "opções") no sistema Android. Quando o Android 4.0 Ice Cream Sandwich estiver presente em mais smartphones, alguns consumidores notarão que o botão que até hoje marcava presença nos dispositivos não estará mais presente.

Reprodução / Android Developers)
A decisão surgiu quando, no fim de 2011, o Google e a Samsung anunciaram o Galaxy Nexus. Dispositivo topo de linha, o Nexus não tem nenhum botão físico para acessar recursos do sistema. Para completar, o Google decidiu remover o que costumava ser o quarto botão na frente do aparelho, que dava acesso a diversas opções do aplicativo em execução.
Desenvolvedores devem adaptar futuras versões de smartphones para que não dependam do botão de menu no Ice Cream Sandwich. O Google diz que, devido ao caráter de “legado”, será admitido adicionar o menu nas versões do Android Honeycomb e anteriores. Mas não no Ice Cream Sandwich.
A ideia da companhia é que as ações mais comuns sejam dispostas pelas diversas telas que o aplicativo pode ter. Em vez de acionar somente um botão que apresenta diversas opções, o usuário vai encontrá-las espalhadas pelo app. Provavelmente na ActionBar, a barra de ações que permanece no topo do aplicativo.
Uma vasta documentação sobre o uso da ActionBar e o fim do botão de menu está no site do Android para desenvolvedores (em inglês).
O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!