Internet

08/02/2012 12h32 - Atualizado em 08/02/2012 12h32

Google e Facebook cumprem ordem judicial e removem conteúdos da Índia

Ricardo Fraga
por
Para o TechTudo

Google e Facebook removem conteúdos da Internet considerados como insulto ao Islã. Segundo as agências internacionais, o Google está excluindo o conteúdo ilegal do YouTube e Blogger. As empresas obedecem a determinação do tribunal de Nova Deli.

Google e Facebook cumprem ordem judicial e removem conteúdo considerado ilegal na Índia  (Foto: Reprodução)Google e Facebook removem conteúdo considerado
ilegal na Índia (Foto: Reprodução)

O Google Índia afirmou a remoção de conteúdo considerado ofensivo à liderança política e religiosa do país. A empresa ressaltou que retirará todo o conteúdo que viole as leis indianas. Já o Facebook confirmou que excluiu conteúdos de domínios de sites indianos.

Além da decisão judicial exigir a retirada do suposto material ofensivo do ar, o tribunal indiano destacou que o Google, Facebook e outras empresas de Internet elaborem um plano com o objetivo de supervisionar as suas redes. “Não se trata de qualquer censura”, disse o Ministro das Comunicações indiano Sachin Pilot. “Todos eles têm de operar dentro das leis do país”, ressaltou.

Esta liminar faz parte dos esforços que o governo da Índia tem promovido com o intuito de remover da Internet todo o conteúdo que é contra as convicções políticas e religiosas do país. Funcionários indianos consideram os padrões da Internet americana inaceitáveis para o país. As decisões deixaram os defensores da liberdade de expressão preocupados.

Via Mashable

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares