Sistemas Operacionais

18/02/2012 12h25 - Atualizado em 19/03/2012 14h19

Hacker instala e executa o Android Ice Cream Sandwich em um Nokia N9

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Na época de lançamento do Nokia N9, muitos se imaginaram como seria se o smartphone da Nokia, com sistema operacional Meego, rodasse o sistema Android. Um desenvolvedor modder resolveu tentar responder esta pergunta, e atualmente trabalha para fazer com que a versão Ice Cream Sandwich do sistema móvel do Google funcione de forma integral no dispositivo da Nokia.

Android Ice Cream Sandwich rodando em um Nokia N9 (Foto: Alexey Roslyakov/Maemo.org)Android Ice Cream Sandwich rodando em um Nokia N9 (Foto: Alexey Roslyakov/Maemo.org)

O autor da façanha é Alexey Roslyakov, o mesmo que conseguiu instalar o Android no Nokia N900. Por enquanto, ele já conseguiu instalar uma versão do Android em modo dual-boot com o Meego.

O trabalho ainda está em modo de testes privados, sem previsão de lançamento público. Até o momento, as modificações realizadas por Alexey permitem que o sistema Android inicialize de forma alternativa quando o botão de aumentar o volume do N9 é pressionado ao ligar o telefone.

O processo de adaptação está no seu estágio inicial, e está longe de ser uma solução estável e definitiva. A adaptação ainda sofre de diversos problemas de estabilidade e incompatibilidades com os gráficos OpenGL. O processo está parcialmente documentado no site Maemo.org, e os usuários que se aventuraram em realizar a mesma façanha relatam diversas dificuldades e problemas durante o processo. Logo, não recomendamos aos proprietários brasileiros do Nokia N9 tentem repetir a operação (a não ser que tenham plena consciência dos efeitos colaterais do processo).

De qualquer forma, a notícia é de grande interesse de muitos usuários do N9 ao redor do mundo. Apesar do Meego ser uma plataforma interessante, ele deixa o N9 limitado em termos de aplicativos. A esperança é que, um dia, a Nokia resolva disponibilizar alguma versão do Windows Phone para dar uma sobrevida ao smartphone. Ou que alguém como Alexey desenvolva uma versão Android para o modelo.

Via InToMobile.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares