Segurança

10/02/2012 09h01 - Atualizado em 19/03/2012 14h21

Hackers invadem contas do iTunes para roubar crédito e cartões de presente

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Contas do iTunes de centenas de britânicos foram hackeadas na última quarta-feira (08/02), e os usuários tiveram seus números de cartões de crédito e gift cards acessados e roubados. Há relatos de que créditos na loja de músicas da Apple foram utilizados sem autorização dos proprietários.

apple_itunes_store_newUsuários britânicos do iTunes tiveram suas contas hackeadas (Foto: Reprodução)

A Apple se comprometeu a reembolsar o dinheiro perdido. O procedimento padrão da empresa consiste em eliminar a conta hackeada, removendo todas as máquinas e dispositivos autorizados a acessar a loja. Feito isso, a companhia reabilita a conta, devolvendo os créditos aos usuários.

Apesar dos relatos, a Apple garante que não se trata de um problema do sistema, dando a entender que a culpa é dos usuários que tiveram suas contas hackeadas. A empresa alerta que trata-se de "uma exceção dentro de sua política de vendas”. O iTunes conta com mais de 200 milhões de usuários ativos, e uma falha de segurança poderia tomar proporções assustadoras.

Internautas afirmam em fóruns da empresa que existe um problema maior por trás dos ataques isolados, e pedem que alguém do suporte da Apple responda sobre as transações não autorizadas. Muitos alegam que um formulário online não é suficiente para manifestar todas as dúvidas pertinentes. Mais de mil incidentes de violação e roubo de dados foram relatados em fóruns da Apple nos últimos dois anos.

De acordo com um porta-voz da empresa, “a Apple toma as devidas precauções para proteger informações pessoais contra perda, roubo ou uso indevido”. A companhia alega utilizar um sistema de criptografia em todas as páginas que solicitam os dados pessoais dos usuários e aconselha àqueles que se sentem vulneráveis que alterem suas senhas de acesso.

Via Daily Mail

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bárbara Rocha
    2012-02-10T12:08:26

    Recentemente eu identifiquei na app store um app fake, que os hackers usavam para roubar o dinheiro das pessoas (era um app inútil que custava 10 dólares. Os hackers compravam o app sem os usuários saberem). Foi uma via crucis denunciar aquilo pra apple, porque os canais de comunicação deles são muito ruins! Por fim consegui entrar em contato com um técnico e pouco depois o app foi removido. Eu não fui hackeada, então não sei se as vítimas desse ataque (mais de 50, de acordo com os reviews do app enquanto ele esteve no ar) foram reembolsadas (espero que sim).