Tablet

06/02/2012 20h08 - Atualizado em 06/02/2012 20h08

iPad lidera no índice de satisfação de tablets

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Um estudo feito pela empresa ChangeWave revela que o iPad, da Apple, é o líder no quesito “satisfação do usuário” em sua categoria. O estudo também mostra que mesmo com o avanço dos tablets Android, os usuários do iPad não pretendem deixar a plataforma da Apple tão cedo.

iPad 2: líder em satisfação do usuário, diz pesquisa (Foto: Reprodução)iPad 2: líder em satisfação do usuário, diz pesquisa
(Foto: Reprodução)

A pesquisa foi realizada em novembro do ano passado e foi realizada com usuários de tables dos principais sistemas do mercado. Segundo o estudo, 74% dos entrevistados disseram que estavam “muito satisfeitos” com o iPad, enquanto apenas 54% dos donos do Kindle Fire estavam com o mesmo nível de satisfação com o seu tablet. A média de clientes muito satisfeitos com os demais tablets citados combinados foi de 49%.

Segundo a pesquisa da ChangeWave, a diferença de 20% entre os usuários do iPad e do Kindle Fire está nas características que faltam no tablet da Amazon. O maior ponto de insatisfação dos usuários do Fire estão na ausência de um botão físico de controle de volume, uma baixa autonomia de bateria, ausência de conectividade com as redes 3G e baixa oferta de aplicativos. Já dentre os principais pontos de satisfação dos consumidores em relação ao tablet da Amazon, destacam-se o seu baixo preço e o tamanho da tela.

Kindle Fire (Foto: Divulgação)Kindle Fire (Foto: Divulgação)

Apple e Amazon possuem objetivos distintos em relação aos dois produtos. A Apple foca na experiência do usuário, conquistando o consumidor no pós-compra, e indiretamente fazendo o consumidor o principal elemento da propaganda positiva do iPad. Já a Amazon se concentra em oferecer um produto de baixo custo, e pelos resultados da pesquisa os usuários já perceberam que “algo está faltando” quando usa o Kindle Fire.

A proposta funcionou bem em curto prazo, já que a Amazon vendeu mais de 6 milhões de unidades do Kindle Fire no último trimestre de 2011. Porém, com o passar do tempo, os usuários foram percebendo as diferenças entre ele o iPad, e como consequência, as vendas do iPad aumentaram, uma vez que as pessoas queriam usufruir daquela experiência de produto mais completa.

Esse reflexo pode se acentuar de forma mais clara se a Apple realmente lançar o iPad 3 em 2012 e, por causa do novo tablet, decidir reduzir o preço do iPad 2. Se a previsão acontecer, a vantagem do Kindle Fire em oferecer um tablet mais barato não será tão destacada assim, e a tendência é que as vendas dos tablets da Apple recebam mais impulso.

Por outro lado, a Amazon pode muito bem corrigir tais deficiências nas futuras versões do Kindle Fire, encontrando uma forma de realizar essas melhorias e manter a proposta de preço competitivo. O problema é que o padrão Apple de experiência de usuário está consolidado, e como clientes satisfeitos são clientes fiéis, a vantagem que a empresa de Cupertino conta em vendas futuras já é considerável.

Via GigaOM

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Eduardo Santos
    2012-02-08T22:58:45

    Assim, na minha opinião, cada um tem um gosto, indiferente do que seja temos que respeitar, eu prefiro o iPad, por causa da facilidade de uso e do design, sem falar no processador, bom eu adoro, nao curto muito o Android pois já me decepcionei com essa Plataforma, mais assim, vai de cada um, cada tablet tem seus pros e contras...

  • Guilherme Fernandes
    2012-02-08T11:11:32

    Esqueci de citar também as chamadas de video pelo Skype que eu consigo fazer agora e antes não era possível, ou seja, a troca pra mim foi absolutamente compensatória.

  • Guilherme Fernandes
    2012-02-08T09:38:02

    Então Marcio, eu ia navegar com o meu ipad e ele não conseguia abrir um monte de páginas que eu uso, ou seja, absolutamente inviável pra mim, ao contrário do Galaxy que abre essas páginas, ou seja, viagem é achar que o fato de ter uma maçã desenhada atrás do aparelho vai fazer ele ser melhor que os outros.

  • Guilherme Fernandes
    2012-02-07T14:02:20

    Então Bruno, eu ja tive um Ipad, um Ipod e um Iphone, hoje tenho um Optimus 2x e um Galaxy Tab. Por isso que eu digo, gosto é bem individual e esse negócio de tocar a primeira vez no produto passa longe de existir.

  • Bruno Sotti
    2012-02-06T21:31:04

    Quem usa um iGadget pela primeira fez não consegue largar mais quem diz que os produtos da Apple são ruins é por que eles nunca pegarão em mãos esses produtos.