Fabricantes

10/02/2012 17h25 - Atualizado em 10/02/2012 17h25

Kodak anuncia o fim da produção de suas câmeras digitais

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

A Kodak anunciou ontem (09/02), que vai parar de produzir câmeras digitais, filmadoras de bolso e porta-retratos digitais ainda nesse primeiro semestre de 2012, com o objetivo de cortar custos. A decisão marca o fim de uma era da Kodak, que inventou o conceito de câmeras digital que conhecemos hoje.

kodak-easyshare-m1033-1Kodak vai abandonar o mercado de câmeras digitais (Foto: Reprodução)

A Kodak pediu proteção contra falência no mês passado, como consequência de decisões equivocadas de seus executivos, lançamentos que baixo impacto e, principalmente, a tardia adoção do formato de fotografia digital que eles mesmos criaram, em 1975. A empresa já informou que sua saída do negócio de câmeras digitais vai resultar em uma significativa queda no número de funcionários. A maioria dos funcionários envolvidos nesse segmento da empresa trabalham na área de pesquisa, desenvolvimento e marketing de novos produtos.

Para se recuperar financeiramente, a Kodak vai tentar licenciar sua marca para outros fabricantes, ao invés de desenvolver novos produtos. Em 2006, a empresa era uma das três principais fabricantes de câmeras digitais do mundo, e agora, vai concentrar os seus esforços no desenvolvimento de impressoras e multifuncionais.

A Kodak também inventou as câmeras digitais com conectividade Wi-Fi e com telas touchscreen, além das estações de transferência de fotos e vídeos. Mas, com o passar do tempo, empresas como Nikon e Samsungn desenvolveram tecnologias de fotografia digital melhores e mais baratas, superando a Kodak em qualidade. Para deixar o negócio de câmeras digitais, a empresa terá um custo operacional de aproximadamente US$ 30 milhões, e a estimativa é que tal decisão gere uma economia anual de US$ 100 milhões.

Via Reuters

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gustavo Henrique
    2012-02-10T21:15:35

    Não acredito!!!! Isso me dói muito pois quando falamos de Kodak lembramos da nossa infância, Kodak sempre uma ótima empresa.... As minhas câmeras Kodak são ótimas supera qualquer Samsung e Sony que aparecem.... Até agora em toda a minha vida só tive câmeras Kodak.... (Kodak como vou sentir sua falta) Uma empresa centenária, criadora da câmera digital... Como pode? Kodak se Deus quiser você vai conseguir voltar ao mercado... (Não deu nem tempo de produzir a M750 :( com Wi-Fi. ) A empresa vai conseguir voltar ao mercado e produzir as melhores câmeras!!!!

  • Juliana Caetano
    2012-02-10T19:01:03

    há tempos que as máquinas digitais da kodak estão uma m...Tenho uma digital horrível!! Adeus, Kodak. Foi bom enquanto durou kkkkkk