Câmera

03/02/2012 08h55 - Atualizado em 03/02/2012 08h55

Lentes são culpadas pela diferença entre fotos bonitas e feias

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Sabe aquela velha desculpa de quem não sai bem na foto? "A culpa foi da câmera"? Pois é. Se você sempre riu dessa justificativa, pasme: ela pode ser verdade. A descoberta foi feita pelo fotógrafo britânico Stephen Eastwood, que realizou um experimento provando que uma mesma pessoa, em uma mesma posição e com a mesma iluminação, pode sair de formas bem diferentes na imagem final dependendo do equipamento utilizado.

fotosFotos registradas com dez tipos de lentes, no mesmo ambiente, com a mesma iluminação e modelo (Foto: Reprodução)

Eastwood posicionou a modelo no set e fotografou-a com diversos tamanhos de lente, de 19 mm a 350 mm. Ele movimentou as câmeras sempre em direções iguais, para que a moça fosse capturada exatamente do mesmo jeito com cada equipamento. O resultado indica uma lógica simples: quando menor a distância focal, mais campo você captura e, assim, acaba podendo criar distorções.

As diferenças entre as fotos, especialmente se compararmos a da menor com a da maior lente, são impressionantes. Na de 350 mm, a modelo tem uma aparência bonita, com a pele e o cabelo bem definidos, assim como o rosto praticamente perfeito. Na de 19 mm, no entanto, tudo é distorcido: olhos, nariz, boca… A modelo parece até outra pessoa.

Entre as variações, há a possibilidade de tornar o resultado final “mais bonito” ou “mais feio”, de acordo com o tamanho da lente utilizada. Ou seja: agora está provado que o equipamento faz, sim, toda a diferença na hora de uma foto.

Via Daily Mail

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luiz Salama
    2014-12-01T14:28:26

    Esse teste prova que lentes com caracteristicas diferentes entregam resultados diferentes. A conclusão a que ele chegou poderia ser valida se ele usasse lentes de distancia focal semelhante e construções diferentes. Ai sim, teríamos uma real avaliação do que a materia equivocadamente sugere

  • Marcio Nascimento
    2012-02-03T18:23:49

    acho que ela saiu feia em todas!

  • Rodrigo Oliveira
    2012-02-03T17:39:09

    não concordo com este teste.. repare na primeiro e na ultima foto.. o olho fechado e a sobrancelha mau feita..

  • Fernando Albuquerque
    2012-02-03T17:09:39

    Esse Renato é um fera em fotografia, pena que não tenha noção de redação e português. Vou te ensinar, a materia fala apenas de lentes diferentes para o mesmo assunto o que interessa muito a fotografos amadores e leigos.

  • Márcio Guimarães
    2012-02-03T14:28:29

    Renato Marakami, eu acho que a matéria não é direcionada para profissionais da fotografia, e sim para o público em geral, então, a matéria é válida, sim, para mostrar o quão ruim pode ser uma lente para determinada situação. Se você não faz parte da maioria, então é recomendável que você entre em sites especializados sobre o assunto. / Marcos Kilder, o ângulo está certo, todas eles estão a 90º na altura do nariz se você observar com atenção ou se você for profissional do ramo.

  • Renato Murakami
    2012-02-03T14:05:46

    1. Não, a culpa não é da câmera. Nesse caso seria do fotógrafo incompetente mesmo; 2. Nenhum fotógrafo profissional que preste vai usar lente grande angular ou olho de peixe pra tirar retrato, a não ser que a distorção seja desejada; 3. A matéria foi escrita por um sem noção que não tem a mínima ideia de fotografia profissional. Existem lentes diferentes pra ramos diferentes da fotografia - as pra retrato tem correção de distorção (barrel distortion); 4. Dica pro Thiago e pessoal do TechTudo: Usar Daily Mail como fonte é queima-filme. Não republiquem coisa de lá.

  • Marcos Kilder
    2012-02-03T12:58:36

    uai, mas as tres ultimas fotos foram tiradas em um angulo diferente das outras!!!

  • Maurício Kanada
    2012-02-03T12:25:59

    O problema é a distância da qual a foto foi tirada para lentes 'menores'. Nas lentes '19mm'-'35mm' fica claro que a modelo está a poucos centímetros da câmera. E nesta distância tudo fica distorcido mesmo. Lentes 'pequenas' são para tirar da turma toda junta, não apenas do rosto.

  • Rafael Scarambone
    2012-02-03T12:12:18

    Sinceramente, acho que a pessoa sair feia ou bonita na foto depende do fotografo, se o fotografo for profissional ele saberá qual lente usar em qual ambiente com qual luz! Acho válido o teste por curiosidade de distancia focal das lentes, mas Como "ficar feio ou bonito" Acho uma besteira! Isso acaba denegrindo mais uma vez a profissão. E sim, a modelo é meio feinha mesmo :)

  • Márcio Guimarães
    2012-02-03T11:17:41

    Bruna, se você não é fotógrafa profissional, realmente as fotos vão parecer montagem pra você. Maria C., o resultado das últimas lentes realmente acontece como mostrado, é só você pegar uma 19 mm, testar e comprovar (inclusive o "esgarçamento" das sobrancelhas, sim!). E o ângulo não está diferente: a impressão de estar "mais baixo" é justamente por causa do ângulo de visão maior, pois o ponto de referência é o meio do rosto da modelo. Danictba e Daniel Castro, acho que vocês estão sendo exagerados. A modelo não chega a ser "feia de doer", não. Existem exemplos melhores pra falta de beleza.

  • Bruna Leardini
    2012-02-03T10:48:33

    Para mim essas fotos são todas montadas. As últimas não, mas as primeiras... Photoshop puro.

  • Evelise Silva
    2012-02-03T10:46:18

    O equipamento vai fazer diferença dependendo do resultado que vc busca, se eu quiser uma foto distorcida a 19mm é melhor ! é tudo muito relativo! espara-se que os fotografos , como artistas, quebrem os paradigmas do que é belo!

  • Mari C.
    2012-02-03T10:34:29

    Me desculpa, mass nas ultimas fotos, essa lente ela distorce mesmo o rosto, mas nao dessa forma, e detalhe que até a sombrancelha ficou mais grossa....exageraram feio...e tbm tiraram a foto de um angulo mais baixo que nas outras fotos....

  • Aninhabsb
    2012-02-03T10:24:10

    O teste não pode ser validado! A modelo não colaborou kkkkkkkkkkkkk

  • Danictba
    2012-02-03T10:17:03

    Agora vamo comentar, né? A modelo não eh lá essas coisas. karaka...viu o tamanho daquela testa? Independente de câmera ou não, ela feia q dói, temos q ser sinceros, né? Pelo amor de Deus.

  • Daniel Castro
    2012-02-03T10:16:40

    No caso aí o problema é com a Modelo mesmo. Feinha demais...