02/02/2012 11h33 - Atualizado em 02/02/2012 15h00

Máscara biométrica de alta tecnologia pode regenerar rostos queimados

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Engenheiros da Universidade do Texas, pesquisadores da Universidade de Northwestern e especialistas em Medicina do Exército dos Estados Unidos se reuniram para desenvolver a Biomask. Trata-se de uma máscara capaz de fazer com que vítimas de queimaduras graves se recuperem através da regeneração das células, um processo mais eficiente e que gera resultados mais naturais.

biomascara00Biomask (Foto: Divulgação)

A Biomask dispensa a necessidade de cirurgias plásticas ou enxerto de pele, que podem apresentar complicações no pós-operatório. A máscara possui duas capas: uma externa, de construção rígida e desenvolvida para proteger as feridas na face do paciente e alojar os sistemas eletrônicos, e uma interna, responsável pelo trabalho de regeneração da pele.

A capa interna é feita de um polímero flexível, que se adapta ao rosto do paciente para aplicar uma terapia de pressão negativa. Assim, as feridas ficam em constante processo de cicatrização durante meses. Uma série de pequenos dispositivos ajusta a pressão a todo momento, o que garante uma boa aderência ao rosto.

biomascara01Estrutura da Biomask (Foto: Divulgação)

Enquanto isso, uma rede de minúsculos tubos irriga os tecidos da pele com anestésicos, antibióticos e, se necessário, células-mãe para acelerar a recuperação. A Biomask também permite a transmissão em tempo real de dados sobre a recuperação do paciente. Dessa forma, os médicos podem acompanham o processo sem precisar retirar a máscara.

A tecnologia, no entanto, ainda deve demorar alguns anos. Estima-se que a Biomask chegue aos hospitais somente em 2017.

Via Engadget

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Débora Moreira
    2012-02-02T14:46:19

    Graças a Deus !!! Cada vez mas a ciência faz novas descobertas para ajudar as pessoas que sofrem sequelas de acidentes !!!!

  • Rondinelly Ferreira
    2012-02-02T13:42:49

    2017 ta bem aii...Aff...DEXAVA PRA DIVULGAR MAS PRA FRENTE..essa noticia ai hje,,nao ajuda em nada

  • Débora Moreira
    2012-02-02T14:57:47

    Graças a Deus !!! A Ciência cada vez mais descobre meios para amenizar o sofrimento causado pelas sequelas de acidentes !!!!