Sistemas Operacionais

23/02/2012 17h45 - Atualizado em 23/02/2012 17h45

Microsoft, Google, Apple e outras gigantes assinam compromisso para proteger privacidade dos usuários

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

As mais proeminentes empresas do mercado de dispositivos móveis entraram em acordo com a procuradoria geral da Califórnia para exibir mais informações sobre política de privacidade antes que o usuário faça o download de um novo aplicativo. Entre elas, destaque para a Apple, que até agora não oferecia o recurso para donos de iPhones.

BlackBerry, Android e iPhone (Foto: Allan Melo/TechTudo)Empresas firmam acordo para proteger a privacidade
dos donos de celulares (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Amazon, Apple, Google, HP, Microsoft e RIM aceitaram informar em suas respectivas lojas de aplicativos quais são as permissões que o aplicativo requer para funcionar. Como exemplo, o acesso à lista de contatos ou ao histórico do navegador. Dessa forma, o consumidor fica ciente do comportamento do app antes mesmo de baixa-lo.

Google e Microsoft já informam sobre a política de privacidade do aplicativo na tela de confirmação de download do Android Market e do Windows Phone Marketplace. Portanto, a Apple sai como principal afetada pelo acordo. A companhia não quis se manifestar sobre o assunto, limitando-se a confirmar que o compromisso foi assinado com a procuradoria geral do estado.

A mudança segue a legislação do estado da Califórnia, que prevê a exibição da política de privacidade antes que o download seja feito. Quem não cumprir o compromisso fica sujeito a processo por infringir as leis de competição injusta e de propaganda falsa.

“A sua privacidade não deveria ser o preço a ser pago para usar aplicativos móveis, mas normalmente é”, disse a procuradora-geral sobre o acordo. Finalmente bom senso sobre esse assunto.

Via Bits.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Eduardo Bolonhez
    2012-03-26T14:58:27

    Isso, salvo engano, já existia no Android Market e continua no Google Play tem um bom tempo...

  • Wanderlei Paternolli
    2012-02-24T10:53:17

    O melhor com toda certeza é o galaxy X (galaxy nexus lá fora) ;)