Filmadoras

10/02/2012 16h54 - Atualizado em 10/02/2012 20h37

Milhares de webcams se tornaram públicas por erro de software

Felippe Fogli
por
Para o TechTudo

Sem saber, o conteúdo filmado pelos os proprietários das webcams TRENDnet foi transmitido publicamente sem precisar de qualquer autenticação por senha. Para acessar o conteúdo bastava saber o endereço IP e visualizar o stream. Como resultado do descuido, várias câmeras tiveram seu conteúdo disseminado na rede, como sites e fóruns de grande audiência.

Estima-se que no máximo 50 mil dispositivos sofreram com a brecha deixada pela empresa. Entre as cenas que vazaram aparecem crianças brincando e uma pessoa andando fora do chuveiro. Os responsáveis pela descoberta da situação foram os Console Cowboys, que perceberam que os dispositivos sensíveis eram facilmente encontrados e rastreados ao utilizar o endereço IP.

trend1Falhas de segurança da TRENDnet ocasionaram o problema (Foto: Reprodução)

 

trend2O TV-IP110 é um dos modelos afetados
(Foto: Divulgação)

Para que a situação seja corrigida e o proprietário tenha seu acesso restrito novamente, é preciso uma atualização no firmware. Acredita-se que a falha começou, justamente, a partir de uma outra atualização ocorrida em 2010.

A TRENDnet publicou no site oficial uma breve notificação do ocorrido e explicações sobre como o usuário podem resolver. A notícia foi finalizada com o seguinte pedido de desculpas:

“Por mais de 20 anos, a TRENDnet construiu uma reputação de oferecer soluções confiáveis, com câmeras de segurança para consumidores em todo o mundo. Temos trabalhado duro para criar uma marca de fornecimento de rede que as pessoas confiam. A TRENDnet estende suas mais profundas desculpas aos consumidores que possam ter sido afetados por este problema”.

A empresa disponibilizou uma lista com todos os modelos afetados. A TRENDnet alega que as câmeras com o problema citado foram compradas a partir de abril do ano passado. A empresa ficou ciente da falha há um mês e trabalha para corrigir o problema. Infelizmente, ela não consegue entrar em contato com os consumidores não registrados.

Via Techcrunch

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno Cardoso
    2012-02-13T16:19:00

    Pois bem, poderia ser evitado usando um roteador, pois isso é um sistema de monitoramento interno e não público, não digo que a empresa não tenha errado, mas poderiam ser evitados

  • Rodrigo Ugoline
    2012-02-13T14:25:04

    ta parecendo atividade paranormal

  • Fernando Oliveira
    2012-02-11T06:52:25

    não dá para confiar na tecnologia.info é como uma saia ao vento, o menor descuido e .....

  • Rafael Oliveira
    2012-02-11T02:45:36

    lol