02/02/2012 19h10 - Atualizado em 02/02/2012 19h10

Neurocientistas criam software que pode decodificar pensamentos

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Cientistas norte-americanos da Universidade de Berkeley conseguiram desenvolver uma técnica que lê as ondas cerebrais humanas. Com esse tipo de informação, a tecnologia é capaz de reconstruir o sentido do pensamento de uma pessoa. Basicamente, a técnica consegue “ler os pensamentos” na medida em que pode reconstruir ideias e palavras que tenham passado pela cabeça de alguém.

cerebroSoftware pode decodificar pensamentos (Divulgação)

A técnica funciona por meio da interpretação dos sinais elétricos dos cérebros dos pacientes, ao som de diferentes palavras. Um software decodifica o padrão das ondas cerebrais e as transforma em sons audíveis, a respeito daquilo que os pacientes estavam pensando quando ouviam os estímulos em forma de palavras.

A ideia é desenvolver a tecnologia e empregá-la, no futuro, no tratamento de pacientes em coma ou com síndromes que limitem suas capacidades de expressão.

Os cientistas selecionaram 15 pacientes que passariam por cirurgias cerebrais por conta de epilepsia ou tumores. No procedimento, diferentes auto-falantes tocavam gravações de palavras ou frases.

O programa no computador era responsável por mapear os padrões de ondas cerebrais da mente dos pacientes. Depois disso, todos recebiam listas com palavras e escolhiam uma.

A palavra escolhida era mantida em segredo e a pessoa devia concentrar seus pensamentos nela. O sistema foi capaz de descobrir, em boa parte dos casos, qual palavra as pessoas tinham escolhido.

Em 2011, cientistas da mesma universidade revelaram uma pesquisa que tinha conseguido, com sucesso, ler imagens armazenadas na memória dos pacientes.

Via Extreme Tech

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares