Sistemas Operacionais

29/02/2012 19h34 - Atualizado em 29/02/2012 19h34

Nokia quer estimular troca de apps via P2P nos celulares

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Stephen Elop, CEO da companhia, fez apresentação sobre o compartilhamento de arquivos nesta quarta-feira (29) no Mobile World Congress 2012, em Barcelona (Espanha), onde revelou que os planos de sua marca são simples: tornar o mercado de aplicativos móveis mais justos. Para ele, é preciso dar mais espaço para os desenvolvedores de menor porte, e também pensar em algum tipo de tecnologia que possibilite o compartilhamento destes arquivos.

Nokia é uma das principais empresas presentes ao MWC 2012 (Foto: Divulgação)Nokia é uma das principais empresas presentes ao
MWC 2012 (Foto: Divulgação)

O ato de compartilhar arquivos é um dos usos mais feitos pelos usuários na Internet. Sejam eles imagens, fotos, vídeos ou softwares, as pessoas estão sempre enviando o que mais gostam para seus amigos por meio da Grande Rede. No entanto, isso ainda não é possível nos celulares. Mas a Nokia já tem planos para trazer este tipo de interação entre os internautas também para a área móvel, e usando o já conhecido sistema p2p (peer to peer).

"Queremos estimular a troca de aplicativos de um usuário para outro, ou de um para muitos", disse o executivo durante a apresentação.

À princípio, o NFC seria o principal modo de se realizar este tipo de operação. Elop não confirmou a informação, mas exibiu nos slides de sua apresentação um telefone encostando em outro. O Bluetooth e o Wi-Fi, é claro, também seriam opções viáveis.

Resta saber, entretanto, como seria o sistema de conexões P2P para garantir a hospedagem e o compartilhamento dos softwares, além de saber se este tipo de troca funcionaria apenas para apps gratuitos ou para os que são pagos também.

Em sua apresentação, Elop falou também sobre a plataforma LBS (Local Based Services), outro investimento forte da Nokie no ramo. Segundo ele, a tecnologia presente em aplicativos como o Nokia Maps, o Nokia Drive, e o recém lançado Nokia Transport, deve ser compartilhada com desenvolvedores em breve.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno Vieira
    2012-03-01T21:36:25

    Naverdade já existe isso sim no Android, basta ter acesso Root, e usando algum explorador de arquivos, tem a pasta /system/app com todos os apps, basta enviar por bluetooth ou wifi, email...