Lançadores e buscadores

11/02/2012 14h38 - Atualizado em 18/05/2015 16h50

Novamente, o recorde mundial de overclocking é batido na Campus Party

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

O brasileiro Ronaldo Buassali fez história na Campus Party 2012. Pelo quinto ano seguido, o overclocking foi um dos destaques da feira de tecnologia, realizada em São Paulo, e Buassali acabou sendo o grande nome desta área no evento. Demorou, mas após quase duas horas de trabalho duro, ele bateu o recorde atual de overclock do mundo, com uma frequência passando de 16,4000 Hz.

overclockingOverclocking na Campus Party (Foto: Divulgação/Campus Party)

Para quebrar o recorde mundial na categoria single CPU, onde um único processador é forçado a condições extremas, Ronaldo suou. Atual recordista sul-americano, ele bateu os números de todo o planeta em frequência com uma máquina equipada com um processador AMD Phenom 2×4975 no ano passado. Neste ano, o trabalho foi feito com um processador Intel Core i7 3960X "overclockado" a 5600MHz, além de 8GB de memória RAM.

"O overclock é a arte de aumentar a velocidade de um processador para que ele entregue uma performance muito superior a original. Qualquer trabalho ou ação fica mais rápido depois de um overclock" - disse Buassali.

A missão, no entanto, não foi fácil. Buassali teve que se esforçar muito para estabilizar o sistema com duas placas de vídeo ao mesmo tempo e precisou desligar uma delas. O desafio, então, tornou-se fazer o overclock em uma só placa VGA. E deu certo. Ele alcançou o segundo lugar no ranking mundial de overclockers ao rodar o 3D Mark 11 em uma máquina com uma placa de vídeo AMD Radeon HD 7970 "overclockada" a 1635MHz.

Um aumento bastante considerável em relação ao clock padrão de 925MHz , atingindo 14.603 pontos. Segundo ele, este segundo lugar é como se fosse o primeiro, já que o líder do ranking é funcionário da ASUS e trabalha com produtos modificados para conseguir alcançar as suas estatísticas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sergio Buassali
    2012-04-04T09:44:58

    O Ronaldo Buassali ( rbuass ) é detentor do título de overclocking Emperor por ter entrado entre o seleto time dos 3 melhores do mundo . O Adriano está certo , é mesmo uma vergonha que não se dê incentivo a uma industria de ponta como tecnologia e isso é mais um ponto positivo para o Ronaldo pois disputa em ampla desvantagem contra competidores que tem tudo isso mais o nitrogênio e ainda contam com patrocínio .

  • Ronaldo Buassali
    2012-02-15T09:11:45

    Obrigado pela reportagem Aline , más é Buassali e não Bussali . Se puder corrigir seria otimo .. tenha uma boa semana ;-)

  • Ronaldo Buassali
    2012-02-15T09:03:45

    As pessoas que estão ao meu lado sabem a minha luta para conseguir resultados . Fico feliz que esse passo está sendo dado e espero que outras pessoas o sigam ...

  • Adelson Barbosa
    2012-02-14T13:49:17

    em referencia ao comentário de João Silva, somos brasileiros e não desistimos nunca, se ele tivesse mais apoio das gigantes imagine o que ele faria?

  • Ricardo Faya
    2012-02-11T18:18:30

    Este feito heróico, deixando claro as devidas proporções com heróis de guerra ou do dia a dia, mas então repito, HERÓICO, por se tratar de um brasileiro, terra onde o investimento e patrocínio para este tipo de iniciativa é bem duro de se conseguir, e sabemos que uma arrojada a mais e ele perde um processador top! Caro!! E em terras com temperaturas tropicais como a nossa só reafirma o feito bravo. Espero em breve vermos por aqui um blog do Ronaldo Bussali sobre overclocking e cooling.

  • Aleph River
    2012-02-11T17:50:28

    vou seguir o exemplo dêle e fazer o overclock do meu celular nokia 3600 slide, lançado em abril de 2800, tipo carroça. vou transformá-lo em uma ferrari 2012.

  • Willian Silva
    2012-02-11T15:25:31

    Pera aí, não entendi: Ele chegou a 16,400 MHz ou ele só bateu os 14.600 pontos do 3D Mark?

  • Jackson Queiroz
    2012-02-11T14:54:42

    Como se faz um overclock em um pc: Intel i7 2ºg. 8Gb Ram DDr3, 750gb hd ?

  • Adriano
    2012-02-14T14:26:28

    Não há nada para se comemorar, o Brasil não fabrica nem sequer processadores para a porcaria de um celular. Não fabrica processador algum. Tudo importado. Quantas salas limpas existem no Brasil? Uma vergonha. Um país tão rico em recursos e com um povo tão criativo. Meio logo virá a era da computação quântica e nós nem sequer dominamos a era do silício. Mas o futuro são nossas crianças, que de cada 10, 11 sonham em um dia serem jogadores de futebol.

  • Lawrence Teixeira
    2012-02-13T16:29:47

    Afinal, qual foi o recorde dele? Ta muito mau escrita essa matéria.

  • Ana Leite
    2012-02-13T10:36:55

    meu isso q é um cara muuuito louco, uma vez q ele estava com uma placa de video fazer o q ele fez é complicado mas vamos q vamos q mais uma placa e um cooler só prater certeza q não vai dar problem

  • Rain Mad
    2012-02-12T15:44:42

    Nossa caraca, que rapidez esse cara num deve ter usado cooler não, deve ter trocado por ar condicionado dentro..

  • Claudio Lima
    2012-02-12T12:13:08

    Matéria mal escrita e confusa.

  • Joao Silva
    2012-02-11T22:36:01

    É como eu digo: O Brasileiro faz muito com muito pouco... Somos os melhores em muitas coisas, usando as piores coisas... É uma coisa que me orgulha muito, tirando toda a podridão que voces sabem o que é, essa parte nos orgulha muito. Perseverança!