Video game

05/02/2012 09h08 - Atualizado em 05/02/2012 17h42

Novo Xbox: veja o que a Microsoft pode ter preparado para o console

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Muitos rumores sobre o novo Xbox estão rondando pela Internet. Primeiro esperávamos o anúncio para a feira CES 2012, o que não aconteceu. Agora, os rumores se intensificam, falando sobre especificações técnicas do suposto aparelho e até mesmo sobre restrições que o novo console pode apresentar – como uma proteção contra jogos usados.

Como será o novo Xbox? (Foto: Reprodução)Como será o novo Xbox? (Foto: Reprodução)

Segundo o blog norte-americano Kotaku, o novo console, apelidado de Xbox 720, virá com um tipo de proteção contra jogos de segunda mão, aqueles que você compra por aí por um preço mais em conta ou pega emprestado com amigos. O site diz ter obtido a informação de uma “fonte segura”, mas não soube detalhar como esta solução seria implementada.

Os jogos usados têm sido motivo constante de reclamação das desenvolvedoras. Elas alegam que o dinheiro obtido em uma venda de segunda mão não é revertido para a companhia que criou o produto. Para combater este mercado foi desenvolvido o “Online Pass”, que bloqueia o modo online de alguns games usados.

Qual será o melhor console? PS4 ou Xbox 720? Opine em nosso fórum!

Outra novidade do provável console está relacionada com a mídia. Ao que parece, a Microsoft finalmente introduzirá o Blu-ray em seus videogames. A mídia seria utilizada para filmes e jogos, permitindo games ainda maiores (com capacidades que variam entre 25 e 50GB).

A Microsoft também teria planos para “evoluir” seu Kinect na próxima geração. O acessório já viria com o novo Xbox e também contaria com um processador embutido, permitindo uma captura e processamento de movimentos dos jogadores ainda mais apurada. Você consegue imaginar as possibilidades?

Provável placa responsável pelos gráficos do próximo console (Foto: Divulgação)Provável placa responsável pelos gráficos do próximo console (Foto: Divulgação)

Em notícia relacionada, o blog Fuzil publicou também seus próprios rumores a respeito do Xbox 720. Segundo a publicação, o aparelho já estaria em produção desde dezembro, e o seu processador gráfico já estaria até definido e com um codinome: Oban.

A tarefa de produzir a GPU ficaria a cargo da IMB e Global Foundries. As primeiras unidades desta leva de produção seriam enviadas aos estúdios de jogos já em abril, para que todos tenham tempo de desenvolver algo para ser mostrado ao público em alguns meses.

O processador gráfico Oban é, supostamente, de alta performance da família PowerPC. Segundo o blog, ele é similar a uma “GPU modificada da série Southern Islands ou 7000 da ATI”. Mas não se anime, já que o processo de produção em massa, ou seja, para intensificar as entregas de kits de desenvolvimento, seria realizado somente em 2013. Assim, o novo console só seria lançado no final do próximo ano, quando o Xbox 360 completa 8 anos no mercado.

Demo técnica da Unreal Engine (Foto: Divulgação)Demo técnica da Unreal Engine (Foto: Divulgação)

Gráficos incríveis?

E quanto a poderio gráfico? De acordo com o site IGN, o novo Xbox deve ser seis vezes mais poderoso que o atual Xbox 360 e deve apresentar ainda performance gráfica 20% superior ao que veremos no Wii U, o próximo console da Nintendo, que já promete ser mais poderoso.

O IGN ainda contraria a informação do Fuzil e revela que o GPU não será baseado na série Southern Islands, mas sim na série ATI 6000, que foi lançada no ano passado. Na verdade, o GPU seria similar ao da placa Radeon HD 6670, que oferece suporte a gráficos com DirectX11, suporte para múltiplos monitores, 3D e resolução 1080p.

Por ora, todas essas informações são apenas rumores. Resta aguardar a Microsoft se pronunciar sobre seu novo console.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Afonso Maluf
    2012-02-06T12:18:28

    Primeiramente não sou defensor de nenhum console, mas na minha opinião eu compraria um PS3, ou a próxima geração o PS4, se fosse comprar!!, por que? primeiramente esse techtudo só mastiga burracha, mas analisando os fatos normalmente a próxima geração do xbox ira implantar o blueray, coisa que o PS3 já tem essa placa 7000 da ATI” já ta ultrapassada, HARWARE é melhor do PS3 " PS3 3.2 GHz de processador Cell Máximo 230 Gflops 7 núcleos de singlethreaded (mais um núcleo de backup) Xbox 360 3.2 GHz de processador Xenon Máximo 77 Gflops 3 núcleos dual-threaded Precisa falar mais?

  • Joao Oliveira
    2012-02-06T14:44:55

    Essa disputa de qual é o console é melhor é a maior balela, com certeza o pessoal só leva em conta o fator grafico e midia (e geralmente são os entusiastas da Sony), games vão MUITO alem disso e não depende somente do console mas sim do game que foi desenvolvido, até o Wii que muitas vezes é castigado nos comentarios tem muito a oferecer. Os consoles atuais são incriveis, cada um com sua particularidade. E o PC sempre será a melhor plataforma para o desenvolvimento de games, isso é fato, graças a sua ilimitada possibilidade de upgrade, coisa que nos consoles não existe.

  • Luiz Cunha
    2012-02-06T14:41:09

    Estou lendo aqui q o PS4 vai ser bem melhor... q o XBOX 720 já nasce ultrapassado.... e a minha opinião não existe nenhum material concreto para tal... só especulações. Acho q uma empresa como a Microsoft nunca jogou pra perder e não vai ser agora. Já a Sony não tem mais a $aúde q já teve. Hardware é importante, mas não é tudo... acho o kinect uma vantagem do XBOX, já em títulos exclusivos gosto mais dos da Sony... acho o GOW e o GT5 excelentes.... volto a afirmar os preços são similares cada um compra o q lhe convém... assim como plasma x led, ios x android e por aí vai...

  • Helton Ribeiro
    2012-02-06T14:13:03

    manjasters a rodo aqui........ comparar o desempenho de uma placa 6670 no PC, com uma em um hardware exclusivo, sem SO... E nenhum VG vai ser melhor que o PS1 apenas porque você deve ter no máximo 20 anos......

  • Gabriel Henrique
    2012-02-06T13:42:28

    eu acho o xbox 360 bem melhor ;eu tambem tenho ps3 e prefiro o xbox 360 ele tem bem mais recursos é nao tem como o ps3 ser melhor do que o xbox 360

  • Guilherme Garcia
    2012-02-06T11:46:36

    Eu tenho essa placa HD 6670, roda o Battlefield 3 no medium, com muito custo... E em 720p. Essa materia é totalmente fora de logica, essa GPU está longe de ser a provavel placa. Deveria ser no minimo, das series HD 7000, ou das nvidias 500, de preferencia as dual gpus, como a GTX 590 ou HD 6990... Techtudo desapontando denovo

  • Luiz Cunha
    2012-02-06T10:52:02

    Acho um inocência achar q a Microsoft vai lançar algo ultrapassado, o q manda no mundo é o poderio financeiro, e nesse quesito a Microsoft está bem melhor do q a Sony q vem amargando vários prejuízos em outras áreas q acaba impactando na de games. Prova d q os mais antigos lembram q videogame era sinônimo de Nintendo e Sega. A Sony não tinha qualquer experiência e já chegou arrebentando com o PS1... então não existe mais tradição, quem manda é dinheiro.... e a Sony hj não é mais a $$$ony do passado... resta esperar pra ver como fica.

  • Luiz Cunha
    2012-02-06T10:39:19

    Um dia ainda irei entender o q se possa na cabeça de vc's. Só tem funboy aqui, eu já tive ps2, hoje tenho xbox 360, amanhã posso voltar a ter um ps4 e por aí vai. Não trabalho na Sony e nem na Microsoft, pra ficar defendendo um ou outro. A cada geração julgo o que mais atende as minhas necessidades e compro. Eles q me convençam q tem o melhor produto para ganhar a minha compra e não o contrário.... pelo amor de Deus...

  • Nathan Dreher
    2012-02-06T10:17:48

    Bando de burros! Antes de criticarem qualquer coisa, ao menos tentem não errar TANTO no português. Não dá pra querer considerar a opinião desse bando de iletrados, vide os energúmenos abaixo de mim. Sem mais.

  • Joao Oliveira
    2012-02-06T14:56:37

    Luiz Cunha disse algumas verdades! O pessoal fica muito fissurado em tradição, mas na verdade o consumidor deve ficar de olho no que está sendo lançado e o que pode satisfazer as suas necessidades. Hoje, por exemplo, tenho um Xbox e não vou me desfazer pq ele atende me perfeitamente quando se trata de multiplayer on line. Mas já tenho planos de adquirir um PS3 pq os exclusivos da Sony me agradam muito. O PC fica em segundo plano, pois ultimamente uso ele somente para jogos antigos e alguns de estratégia que consigo rodar numa boa.

  • Valter Ribeiro
    2012-02-06T08:20:39

    Bem como são apenas expeculações, eu não vou nem levar em consideração o fato de que a midia será lançada fora de linha, e´a mesma coisa que tentar vender uma televisão de tubos e valvulas, como se foce técnologia de ponta!!! faça me um favor não expeculem tão ridiculamente assim!!!!!

  • Rafael Cruzeiro
    2012-02-06T06:53:37

    É engraçado, mas existe outra matéria aqui no Techtudo que diz exatamente o oposto: que o PS4 é 6x mais poderoso e pode "superar" o Xbox. Po, o Techtudo vive de especulações, mas essa matéria foi ridícula. Como todos perceberam, se o Xbox vier nessas configurações, vai estar extremamente atrasado e e duvido que a Microsoft jogue pra perder assim. Acho que é bem difícil dizer como podem ser Xbox 720 (se for esse mesmo o nome) e PS4 hoje, mas vejo que a Techtudo insiste com isso. Tá ficando chato já e, como eu disse, ridículo também.

  • Renato Garcia
    2012-02-06T02:51:51

    Ha rumores que tsmbem tera conexao neural, e rumores msis fortes que sera imcorporado um teletransporte. Sr. Vinha porfavor escreva coisas consistentes so rumores nao fazem deste texto uma materia seria.

  • Wagner Filho
    2012-02-06T00:36:06

    1080p?!?! as grandes empresas de televisão já tem empresa trabalhando para produção de televisores de 7680p e a microsoft ainda pensa em lançar, no final de 2013, um video game de 1080p? já vai ser lançado com tecnologia ultrapassada...

  • Ricardo Sousa
    2012-02-06T00:16:02

    Concordo com você, Ian. Também tenha os dois (x destravado, claro) mas só jogo ps3 e pc praticamente. Até Wii jogo mais que xbox, hehehe... Alias, se não existisse Gears of War nem valeria a pena ter xbox.

  • Alexsandra Bezerra
    2012-02-05T23:22:09

    Os novos jogos virão com material auto-destrutivo dentro da mídia: se vc colocar o jogo no seu console, e ele descobrir que o jogo é usado, ele explode seu video-game e vc será banido eternamente... só faltava essa, a gente nem pode mais ter direito de comprar um jogo usado, vou comprar o que então? jogo pirata? se a moda pega os cantores brasileiros vão cobrar taxa de cada casa que estiver tocando sua música, aí o michel teló vai virar o homem mais rico do planeta...

  • Antonio Souza
    2012-02-05T21:53:25

    e a microsoft fala que pensa nos jogadores do x box ,não rodar jogo usado ta de brincadeira,daqui uns tempos se vc comprar um jogo vai ter que ficar pagando imposto tipo :iptu, ipva para as desenvolvedoras,elas ja não recebem os impostos quando o jogo é comprado novo,se elas não querem que compremos jogos usados então por que não abaixam os preços do jogos para 50reais e não 200 como são os lançamentos

  • Haroldo Jr
    2012-02-05T22:08:25

    xbox novo ja sairá obsoleto ... com essa GPU em 2013 já vai ser lançado ultrapassado, por isso q jogos de PC tem mto mais qualidade do que os de console ... Vide os ultimos lançamentos ... BF3 ... CoDMW3 ...sairam melhores pra PC do q pros consoles ...

  • Tamar Cometti
    2012-02-05T20:53:40

    Tenho um Wii e um xbox 360, embora o Wii não tenha gráficos como PS3 ou 360, tem muitos jogos bons e garantem muita diversão. Esse papo de qual é o melhor console acho que é tudo besteira.

  • Galileu Moura
    2012-02-05T20:39:59

    FAKE

  • Jeff S.
    2012-02-05T20:36:57

    Engraçado, dias atras saiu uma matéria bem parecida que dizia que o PS4 seria muito superior ao xbox720. Enfim, tenho PS3, estou mto feliz, prefiro ele ao xbox360 mas vou comprar um 360 tbm. E quando lançar os novos consoles, azar se é Sony ou Microsoft, comprarei o melhor.

  • Helder Oliveira
    2012-02-05T20:34:09

    Entendi o que eles querem é o mesmo que comprar um carro usado e pagar para o fabricante e não para o antigo proprietário? Cambada de ladrão . Digite as palavras ao lado "se você entender né"

  • Ian Stefano
    2012-02-05T20:30:29

    Ricador Jorge,eu tenho os dois console e sinto mt,o xbox não chega perto do ps3,meu xbox360 esta abandonado, jogo ele uma vez num mes,enquanto ps3 jogo todos os dias,quem fala que xbox360 é melhor é pq esta pensando na pirataria,pois so assim o 360 é forte,em pirataria,pois travado ele é a msm coisa que nada,não presta,tudo para a m$ é ganhar dinheiro eles não são capaz de dar um jogo gratis,não é capaz de fazer uma internet gratis.E se esse for o novo xbox vai ser um lixo e uma copia do WII U .-.

  • Ricardo Jorge
    2012-02-05T19:21:41

    hauahua, eu fico muito feliz quando vejo comentários de algumas pessoas que simplesmente não aceitam que seus PS3s são coisa mais do que do passado!! Caiam na real, PS3 e Sony já eram! Até no ramo de TVs a Sony já não tem mais a participação que tinha! Usem seus PS3 como peso de papel e comprem um XBOX para saber o que é produto de qualidade. Isso sem falar no conteúdo e interação online!

  • Tiago Almeida
    2012-02-05T20:15:59

    Tô cansado de ouvi rumor o tempo todo eu parei de ler as coisas do BJ por um tempo pq só tinha rumor , quando que vou ver TT té a mema coisa!