Video game

03/02/2012 13h01 - Atualizado em 03/02/2012 13h14

Robô ‘atleta’ da NASA tem 12 olhos e é controlado pelo Kinect

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Doze olhos, seis pernas e uma enorme lista de funcionalidades. O novo robô da NASA é um verdadeiro “atleta”. O All-Terrain Hex-Limbed Extra-Terrestrial Explorer foi desenvolvido para explorar os locais de mais difícil acesso, como a Lua, Marte e até mesmo asteroides. Ele pode andar, escalar, pular… E o mais curioso: ser controlado por um humano à distância pelo sistema de reconhecimento de movimentos utilizado pela Microsoft no Xbox 360, o Kinect.

robô1Robô da NASA que anda em todos os terrenos (Divulgação/NASA)

A grande vantagem dele ser operado via Kinect, é o fato de que não é preciso ser nenhum especialista para movimentar o All-Terrain, o que facilita em muito operação. Além destes testes, os engenheiros da agência americana estão averiguando em quais situações ele pode ser útil nas próximas missões.

O “Atleta” tem seis pernas articuladas e pode andar livremente em qualquer terreno, até mesmo nos mais esburacados. Estas rodas podem ser travadas, transformando-se em “pés”, permitindo que o clube escale e pule. Ele tem 13 pés de altura e pesa 5 mil libras, mas pode carregar até 32 mil “nas costas”. Ou seja, 25% menos peso do que um veículo espacial tradicional.

Além disso, ele tem ferramentas, como escavadeiras, em suas extremidades, além de também ser resistente para atuar em diversos tipos de gravidade. O robô também possui 12 olhos, o que permite que se tenha uma visão panorâmica ou em três dimensões de qualquer lugar para o qual ele se movimentar.

Via: Daily Mail

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rolando Lero
    2012-03-15T23:07:02

    @MarioFilho - Sim senhor especialista em robôs, entenda entretanto que em um texto voltado para o grande público, como é o caso do G1, é necessário utilizar-se de linguagem simples para que os leitores entendam...

  • Mario Filho
    2012-02-03T18:46:53

    Parece que ninguém entende o que é um Robô, já escrevi por diversas vezes, mas todos inclusive a NASA, chama um aparelho controlado remotamente de Robô. Então um carrinho ou avião de controle remoto são robôs. Robô, é um equipamento que tem um computador com um programa feito para que ele, faça tudo de acordo com o programa sem interferência humana, exemplo os Robôs que fazem a soldagem nas carrocerias dos carros numa linha de montagem. Os submarinos que descem a grandes profundidades, ou aparelho que desmonta bomba, são remotamente controlados.