Robótica

20/02/2012 13h10 - Atualizado em 20/02/2012 13h10

Robô japonês funciona como marionete virtual

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

O Telesar V, apresentado nesta semana por engenheiros da Universidade de Keio, no Japão, é um modelo bem curioso de robô. Uma espécie de controle remoto permite que um usuário não somente dê ordens de movimentação ao seu companheiro digital, como também seja submetido às sensações de temperatura e veja o que o robô enxerga por seus olhos, equipados com filmadoras digitais.

Robô Telesar V (Foto: Reprodução/AFP/Getty Images)Robô Telesar V (Foto: Reprodução/AFP/Getty Images)

A invenção não é só interessante, como também útil. O robô vai ser uma espécie de marionete, realizando todos os movimentos que você fizer enquanto utilizar o equipamento para controlá-lo. Assim, eles podem, por exemplo, agir em casos como o do vazamento de elemento radioativo na usina de Fukushima, no Japão, quando os níveis de radiação estavam muito altos e perigosos para qualquer humano. Além disso, ele também pode servir para desarmar bombas, explorar o espaço, realizar cirurgias e muito mais.

O robô tem articulações semelhantes às humanas. São oito no pescoço e sete nos braços, exatamente como no nosso corpo. O corpo pode se mexer em sete direções diferentes e tem câmeras na cabeça que são ligadas a um “capacete” 3D que o seu “piloto” vai utilizar para ter a mesma visão do robô. Há ainda um dispositivo com semicondutores e motores que ficam nas mãos do usuário, que vai receber as informações sensoriais por ali.

O equipamento para se controlar o robô ainda é grande demais, como uma espécie de “armadura”. Mas tudo o que você fizer, ele fará exatamente igual. Mashahiro Furukawa, um dos responsáveis pelo projeto, explica que o objetivo é dar a pessoa a sensação de que ela está em dois lugares ao mesmo tempo e que ele pode auxiliar humanos a fazerem tarefas que são muito perigosas para eles.

Via: Daily Mail

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares