Internet

03/02/2012 21h00 - Atualizado em 03/02/2012 21h01

Semana IPv6 marca teste do novo protocolo no Brasil

Fernando Carolo
por
Para o TechTudo

Ao longo dos próximos dias acontecerá o primeiro teste em larga escala do protocolo IPv6 no Brasil: a Semana IPv6. De 6 a 12 de fevereiro, provedores, portais e usuários irão demonstrar o funcionamento do protocolo de comunicação IPv6, substituto da versão atual, conhecida como IPv4, que permite a interconexão entre todos os computadores da Internet.

Lançamento definitivo do IPv6 será dia 6 de junho (Foto: Divulgação)Lançamento definitivo do IPv6 será dia 6 de junho
(Foto: Divulgação)

A ideia da Semana IPv6 nasceu com o Comitê Gestor da Internet no Brasil e ganhou apoio dos portais de conteúdo (dentre eles a Globo.com), universidades, empresas de telecomunicações e hospedagem, que estarão juntos na realização do maior teste de adoção do IPv6 no país.

A data foi escolhida para coincidir com a realização da Campus Party Brasil 2012, onde 7 mil os participantes inscritos terão acesso à rede usando IPv6 no modo nativo, ou seja, fazendo uso do novo protocolo de forma direta, sem equipamentos ou softwares intermediários de transição.

Enquanto isso, nos portais, universidades, operadoras e data centers, diversos sites serão conectados à rede através do novo protocolo, criando um ambiente de experimentação e aprendizado sobre o uso do IPv6 em grande escala. Além de difundir a importância da transição do IPv4 para o IPv6, o trabalho conjunto das empresas ajudará a entender o esforço necessário para prosseguir na adoção definitiva do novo protocolo em suas redes.

A exemplo do que já aconteceu em 8 de junho de 2011 como o World IPv6 Day, a realização da Semana IPv6 servirá como marco para conscientizar o público e como ensaio geral para quem trabalha com Internet no Brasil. Depois de tantos preparativos, a estreia mundial também já está marcada. Será dia 6 de junho de 2012, com o World IPv6 Launch.

O que é IPv6

O protocolo IPv6 é a versão mais recente do chamado Internet Protocol, mais conhecido como IP, o padrão usado para a comunicação entre todos os computadores ligados à Internet. A versão usada atualmente na rede é conhecida por IPv4 e foi a primeira versão a ser usada em larga escala na rede a partir do início da década de 1980.

Uma característica fundamental do protocolo IP é que define, para cada computador, servidor, celular, tablet ou outro dispositivo conectado à rede, um endereço único, que serve como identificar perante toda a rede. No projeto original do IPv4 este endereço é montado como um número de 32 bits, o que define também a quantidade máxima de endereços disponíveis em toda a rede. Há 30 anos isso parecia ser o suficiente, mas hoje em dia, somando o crescimento da rede com outras questões técnicas sobre as regras de distribuição destes endereços, as mais de 4 bilhões de combinações possíveis não são mais suficientes.

Para atender o crescimento da Internet, uma nova versão do protocolo, conhecida como IPv6, foi proposta em 1998. Além de incorporar diversas melhorias que facilitam a vida de quem opera as redes de comunicação, o IPv6 utiliza nada menos do que 128 bits para gerar os endereços para cada computador na rede. Nem se preocupe em imaginar a quantidade total de combinações, ela é maior do que 300.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 (isto é o número 3 seguido de 38 zeros).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mateus Bianco
    2012-11-28T19:40:21

    Envolvente!

  • Bruno Lopes
    2012-02-04T20:40:13

    Show de bola!