Imagens

07/02/2012 11h30 - Atualizado em 07/02/2012 11h31

Tecnologia HDR vira aliada no fotojornalismo

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo

A Apple incorporou a técnica de Alto Alcance Dinâmico (HDR, na sigla em inglês) no iPhone, o que tornou o recurso ainda mais popular. Esta tecnologia faz a fotografia ficar com um contraste maior, com cores mais vivas. Mas seria isso uma forma de manipulação digital da foto? A associação norte-americana de fotógrafos da imprensa (NPPA) acredita que sim em adulteração, porém há fortes argumentos contrários.

Foto com HDR na capa do Washington Post (Foto: Reprodução/Washington Post) (Foto: Foto com HDR na capa do Washington Post (Foto: Reprodução/Washington Post))Foto com HDR na capa do Washington Post (Foto: Reprodução/ Washington Post)

Segundo o presidente da organização, Sean Ellioto, o “HDR não é apropriado para um fotojornalismo de documentário”. O caso ficou polêmico porque o Washington Post publicou em janeiro na capa uma imagem utilizando o recurso para ilustrar uma chamada para a matéria sobre o 30º aniversário do acidente trágico do vôo 90 da Air Florida. A legenda foi descrita como um “composto criado ao tirar várias fotos, combinando-as com software para transcender as limitações visuais da fotografia padrão”.

Mas o vice-presidente de Marketing da Unified Color, John Omvik , discordou em um anúncio público. “Quando utilizado de maneira correta, o HDR faz o trabalho mais fiel em reconstruir o alcance dinâmico da cena original na hora que a foto foi tirada", disse.

Omvik ainda declarou que a imagem com o recurso é “claramente mais realista ao momento do que se ele (Bill O'Leary, fotógrafo do Washington Post) tivesse usado o antigo padrão dourado do fotojornalismo e imprensa: o filme Tri-X preto e branco", destacou. Ele ainda ressaltou o código de ética da NPPA, para mostrar que existe o compromisso com a representação dos fatos.

“O HDR é a melhor opção para fotógrafos que procuram levar um senso de realismo. Simplesmente mencionar o processo na legenda, como o Post fez, é todo o aviso que deveria ser necessário”, completa o executivo. E você, o que acha? A tecnologia de fato proporciona uma representação mais próxima da realidade ou, realmente, altera sua integridade? Deixe seu comentário no nosso fórum.

Via Dpreview

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares