Tablet

10/02/2012 16h30 - Atualizado em 10/02/2012 16h30

Tecnologia nas escolas pode transformar alunos em autores

Priscila Martz
por
Para o TechTudo

Materiais didáticos em formato digital e treinar os professores para utilizar tablets foram medidas aprovadas no começo deste ano para as redes públicas de ensino.

AlunosAlunos e professores da rede pública podem
se beneficiar com a tecnologia no ambiente
escolar (Foto: Reprodução)

O objetivo do treinamento é oferecer conteúdo digital para a preparação das aulas. Esta iniciativa promete reduzir o tempo de preparação das aulas e facilitar a integração do equipamento eletrônico com a lousa digital.

O governo fiscalizará o comportamento dos professores para saber se é viável fornecer os tablets para os alunos também, com o programa Um Computador Por Aluno (conhecido como UCA), que pretende aumentar o interesse dos alunos pelos estudos.

As licitações para avaliar o custo destes tablets já foram realizadas. O Ministério da Educação (MEC) busca inicialmente se empenhar na rede estadual e, depois, levar a novidade para o ensino municipal.

Questionados sobre a evolução que isso poderá trazer para o ensino brasileiro, alguns pedagogos e especialistas afirmam que a tecnologia revolucionará as escolas públicas, desde que o método de ensino e os diálogos entre professores e alunos evoluam na mesma velocidade, contribuindo para a diminuição de índices de violência e despertando o interesse dos jovens.

Diretora da Fundação Pensamento Digital, Marta Voeclker, afirma que é necessário se adaptar ao que a Internet pode oferecer, pois a expectativa é de que os alunos brasileiros possam deixar de ser receptores de conteúdo para se transformar em autores e agentes culturais. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação é a responsável pelo projeto.

Via Terra

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Juliana Caetano
    2012-02-10T19:05:04

    Interessante a matéria, porém chego ao final e leio "Via Terra." Clico no Terra e leio "Agência Brasil". Bela jornalista...não se dá o trabalho nem de pesquisar a fonte correta.