Sistemas Operacionais

10/02/2012 17h35 - Atualizado em 10/02/2012 17h36

Versão ARM do Windows 8 terá desktop clássico e Office 15

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

Por baixo da nova interface baseada em Metro, uma das maiores mudanças do Windows 8 é o suporte a processadores ARM. Para falar sobre isso, Steven Sinofsky não economizou palavras em mais um post no Building Windows 8, o blog da Microsoft dedicado ao novo sistema. Podemos adiantar que o sistema será compatível com o Office 15 e trará o 'desktop clássico'.

Windows 8 Beta chega dia 29 (Foto: Reprodução)Windows 8 Beta chega dia 29 de fevereiro (Foto: Reprodução)

De acordo com Sinofsky, o Windows 8 para ARM será lançado em paralelo com as versões x86/x64, e também poderá executar a interface antiga do sistema, botando abaixo vários rumores que afirmavam justamente o contrário. No entanto, só será possível comprá-lo pré-instalado em tablets, visto que a versão ARM do sistema será vendida apenas a fabricantes sob licença OEM.

Aplicativos Metro comprados na Windows Store poderão ser usados tanto na versão do sistema para ARM quanto no Windows 8 x86/64. A exceção fica por conta de programas desenvolvidos para a arquitetura antiga, que por questões técnicas não podem ser executados em processadores ARM.

Outro detalhe que chamou atenção foi o Office 15. Sinofsky garantiu que uma versão da suite de produção mais usada do mundo está sendo desenvolvida para a plataforma ARM. No entanto, apenas os aplicativos Word, Excel, PowerPoint e OneNote estarão disponíveis. No vídeo abaixo, é possível ver o Windows 8 e Office 15 rodando em um processador ARM, bem como a ausência do botão iniciar. Confira:

O Windows 8 Beta, ou Consumer Preview, como a Microsoft decidiu chamar, será lançado no próximo dia 29, durante a WMC 2012, em Barcelona. Sinofsky também garantiu que tablets com Windows 8 serão distribuídos a um número limitado de desenvolvedores, para que esses possam desenvolver e portar seus aplicativos para a próxima versão do Windows.

Via Building Windows 8

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares