Sistemas Operacionais

13/02/2012 11h37 - Atualizado em 28/02/2012 11h57

Windows 8 nos tablets terá processadores da Nvidia, Qualcomm e Texas Instruments

TechTudo
por
Por Filipe Garrett Para o TechTudo

Os tablets com Windows 8 serão rodados em dispositivos com processadores da Nvidia, Qualcomm e Texas Instruments. As três companhias participaram do desenvolvimento da versão WOA (Windows on ARM) do sistema operacional. Além dos tablets com Windows, os processadores dos três fabricantes serão usados em notebooks e PCs com a nova versão do sistema.

omapWindows 8 foi desenvolvido em parceria com 
fabricantes de processadores ARM(Foto: Divulgação)

Segundo a Microsoft, foi necessário buscar a parceria de vários fabricantes de processadores com design ARM devido a variedade de desempenho e capacidade entre os diversos chips. Embora a Nvidia, Qualcomm e TI licenciem um mesmo design da ARM Holdings para seus processadores é comum que os produtos finais apresentem diferenças sensíveis entre si.

Por isso que, segundo um dos líderes do processo de desenvolvimento do Windows para ARMs, Steven Sinfosky, a Microsoft resolveu expandir a base de fabricantes de hardware. “Não há uma experiência única com ARMs e como vimos com outros sistemas operacionais, mesmo um determinado tipo de processador ARM, combinado com diferentes componentes, drivers e software, pode trazer diferentes níveis de performance ou qualidades”, declarou no blog do Windows.

A Microsoft pode acabar com a sua dependência dos processadores Snapdragon da Qualcomm quando o assunto é mercado móvel. Até o momento, todos os Windows Phone a partir da versão 7.0 foram otimizados para modelos específicos da Qualcomm.

Com a chegada de novos fabricantes, as versões móveis do Windows poderão ganhar em competitividade, uma vez que a tendência é que os preços sejam cada vez mais baixos em virtude da competição.

Segundo a Microsoft, independente do modelo de processador que o tablet ou PC carreguem, o Windows 8 foi desenvolvido para oferecer o mesmo nível de qualidade. A ideia é que o usuário não perceba, através do uso do sistema operacional, qual é a arquitetura ou fabricante do chipset.

Via Softpedia

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares