Celular

15/03/2012 08h56 - Atualizado em 15/03/2012 08h56

Acessório para celular pode descobrir se sua comida possui bactérias

Rafael Silva
por
Do Tecnoblog

Um grupo de cientistas americanos anunciou nesta segunda-feira (12/03) a criação de um dispositivo que, ao ser conectado a um celular comum, é capaz de detectar a presença de bactérias em comidas e bebidas.

Dispositivo bactérias (Foto: Reprodução/DailyMail)Dispositivo ligado ao celular pode encontrar bactérias (Foto: Reprodução/DailyMail)

O acessório consiste basicamente em uma série de tubos de vidro com LED nas duas pontas. Cada uma dessas pontas contém anticorpos contra a bactéria Escherichia coli. Caso existam micro-organismos, os anticorpos brilham com a luz e são capturados pela câmera do celular.

A ideia dos pesquisadores é fazer um adaptador que encaixe na câmera do celular, que seja barato e simples de usar. Desta forma, ele poderia ser distribuído em países subdesenvolvidos onde os problemas causados pela bactéria são muito frequentes.

A E. coli é uma das principais causadoras de intoxicação alimentar no mundo. Uma das suas variações é responsável por cerca de 380 mil mortes todo ano. Segundo Hongying Zhu, principal pesquisador da tecnologia, o próximo passo do projeto é desenvolver ainda mais o dispositivo, para que o celular consiga detectar outras espécies de micro-organismos.

Via Daily Mail

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares