Internet

12/03/2012 11h03 - Atualizado em 12/03/2012 16h47

Apple testa mapa próprio no lugar do Google Maps

Rafael Silva
por
Do Tecnoblog

Ao liberar o aplicativo iPhoto para o iPad, a Apple decidiu implementar um serviço de mapas alternativo ao Google Maps, até então seu parceiro no ramo. No lugar do sistema Google, a companhia da maçã adotou uma versão própria do OpenStreetMap.

OpenStreetMaps  (Foto: Divulgação)OpenStreetMaps (Foto: Divulgação)

Trata-se de uma iniciativa criada em 2004 com o objetivo de mapear todas as partes mundo de forma colaborativa. Nela, os próprios usuários inserem ruas, imagens e todas as informações necessárias. Um post no blog oficial do OpenStreetMap deu as boas vindas à empresa, mas ressaltou que eles ainda não exibem os créditos do serviço (algo requerido pela licença em que ele está disponível).

No iPhoto, os mapas são mostrados sempre que o usuário escolhe ver onde uma foto foi tirada, por exemplo. A implementação da Apple, no entanto, ainda não está perfeita. O próprio OpenStreetMap diz que os dados usados são de abril de 2010, logo algumas atualizações ainda não foram incluídas. Os desenvolvedores do serviço garantem que irão trabalhar com a Apple para corrigir esses detalhes.

Essa mudança de parceiro no fornecimento de mapas condiz com a atitude que a Apple tem tomado ultimamente, deixando de usar produtos de outras empresas e, consequentemente, centralizando cada vez mais os usuários nos próprios serviços. A companhia, no entanto, não confirma se esse provedor pode ser adotado em todo o iOS no futuro.

Via The Register

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Zurc
    2012-03-13T13:57:43

    DA HORA! Google Maps que se cuide!