Sistemas Operacionais

02/03/2012 18h00 - Atualizado em 02/03/2012 18h01

Canonical disponibiliza beta do Ubuntu 12.04

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Canonical liberou o beta da versão 12.04 do Ubuntu, uma das distribuições Linux mais populares. A nova versão foi liberada para download nesta sexta-feira (02/03). O Ubuntu 12.04, também conhecido como Precise Pangolin, traz como principal inovação o Ubuntu HUD, um tipo de cabeçalho/menu.

Canonical disponibiliza beta do Ubuntu 12.04 (Foto: Divulgação)Canonical disponibiliza beta do Ubuntu 12.04 (Foto: Divulgação)

A ideia por trás do HUD é facilitar a vida dos usuários e abandonar os tradicionais menus que estão em todos os softwares e sistemas. O HUD permite que o usuário faça buscas nos menus tradicionais dos aplicativos, na janela em foco e até mesmo em toda a aplicação que está rodando. Embora ativo por padrão, é possível ignorá-lo.

Outra mudança relevante é a chegada do suporte a múltiplos monitores na interface Unity. O recurso funciona com praticidade na hora de alternar entre monitores, evitando que o usuário  tenha de viajar com o cursor por todas as telas para acionar um aplicativo, por exemplo.

A Canonical também fez modificações no recurso que guarda as aplicações recentemente abertas. O recurso abandona a opção da versão anterior do Ubuntu, que apresentava ícones enormes e era pouco intuitiva.

Veja, no vídeo abaixo, as novidades do primeiro beta da versão Ubuntu 12.04 e as mudanças feitas desde a versão Alpha:


Via Web UPD8

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares