16/03/2012 17h44 - Atualizado em 16/03/2012 18h13

Chris Smith e Thiago Girello falam sobre o jogo Gremlin Invasion

Alexandre Silva
por
Para o TechTudo

O cenário independente de jogos no Brasil não é muito grande. No  exterior, jogos simples são desenvolvidos e acabam dando bons retornos financeiros. Mesmo que ainda não haja um caso de enorme sucesso na indústria independente brasileira, existem trabalhos promissores e que podem se destacar no mercado de jogos.

Gremlin Invasion (Foto: Divulgação)Gremlin Invasion (Foto: Divulgação)

Um bom exemplo de jogo independente é Gremlin Invasion. O jogo foi desenvolvido pela equipe da CS Squared Games e tenta um espaço no mercado de jogos, que é cada vez mais concorrido, com produtos cada vez melhores.

Nesse bate papo bem amigável e exclusivo, a equipe fala sobre como nasceu a idéia deste jogo, quais foram os momentos complicados durante o andamento do projeto e quais as lições aprendidas de experiências passadas, com outros jogos desenvolvidos. Confira:

Um jogo rápido e fácil

Gremlin Invasion nasceu da experiência de Chris Smith, um programador norte-americano que já atua há alguns anos na área de jogos, e do brasileiro Thiago Girello, especialista em modelagem de ambientes 3D, responsável pela criação dos mapas e o conteúdo do ambiente.

Chris Smith (Foto: Arquivo Pessoal)Chris Smith (Foto: Arquivo Pessoal)

Além da participação principal dos dois, Felipe Munhoz se encarregou de criar a Interface do Usuário e Cadu Luca, o mais novo membro da equipe, começou a auxiliar no level design do modo campanha.

Chris e Thiago se conhecem há quase dois anos e já trabalharam em outros jogos menores, mas que nunca chegaram a uma conclusão. O maior projeto foi o jogo 1 Carnaval de Distorções, que está em desenvolvimento há dois anos e que está perto de ser lançado. Entretanto, durante este tempo, os amigos queriam iniciar um projeto mais curto e rápido, para que fosse completado e colocado logo à venda.

Thiago Girello (Foto: Arquivo Pessoal)Thiago Girello (Foto: Arquivo Pessoal)

Esses foram os fatores considerados para o desenvolvimento de Gremlin Invasion. O jogo foi dividido em duas partes: A Campanha e o modo Survival, que possuem características peculiares. O objetivo do jogo é simples: você é um soldado que precisa enfrentar um exército de monstros – os Gremlins – através de batalhas situadas em ambientes variados, como um lago congelado, florestas, desertos e outros lugares.

Outros títulos famosos no mercado serviram de inspiração para o conceito de Gremlin Invasion, como os shooters Alien Swarm, e Half-Life 2. Segundo Chris, a escolha desses jogos foi pela popularidade deles, pois são jogos divertidos para se jogar em grupo. Thiago se inspirou em sua série favorita, Half-Life 2, para a elaboração do level design.

"O level design de Half-Life 2 é muito bom. A cada dez ou vinte minutos, uma coisa nova aparece na jogabilidade, que sempre ensina algo novo para o jogador, com fácil aprendizado.”, comenta Thiago. Desde então, todo o projeto levou oito meses para chegar no seu estado atual, sendo cinco meses para a criação do modo campanha e mais três meses para a criação do modo survivor.

Jogabilidade simples e divertida

Chris e Thiago mostraram um pouco do modo multiplayer do jogo, que funciona de uma maneira já conhecida por fãs de shooters. Os jogadores enfrentam inimigos que ficam cada vez mais difíceis, com recursos limitados de munição e itens de cura. Dessa forma, o grupo precisa agir como uma equipe, para sobreviver.

Gremlin Invasion Survivor (Foto: Divulgação)Gremlin Invasion Survivor (Foto: Divulgação)

Um dos maiores destaques é o primeiro mapa, Frozen Lake, que tem belos efeitos de reflexos sobre a água congelada. Fases com efeitos de neblina, areia e fogo deixam os mapas com um visual bem mais agradável.

O modo campanha, segundo seus criadores, traz uma peculiaridade em relação ao multiplayer, que é a mudança de câmeras durante as fases. Em certos momentos do jogo, a câmera fica por cima do personagem, e em outras partes, a câmera fica na lateral da tela, lembrando jogos de tiro da era 16-Bits.

Desafios do desenvolvimento

Como o projeto de Gremlin Invasion demorou poucos meses e apenas duas pessoas trabalharam nele, não existiram tantos contratempos por conflito de idéias. Contudo, o maior objetivo do projeto era “lançar o jogo”, pela primeira vez na história da equipe. Logo, o tempo precisava ser otimizado.

Gremlin Invasion Survivor (Foto: Divulgação)Gremlin Invasion Survivor (Foto: Divulgação)

Assim como Chris e Thiago aprenderam com 1 Carnaval de Distorções, o acúmulo de idéias pode aumentar muito o tempo de desenvolvimento do jogo, aumentando os custos de produção. O “erro” não foi cometido novamente em Gremlin Invasion, quando mais idéias além do conceito original começaram a surgir.

“Pensamos em incluir batalhas contra chefes, o que é algo que é bem legal e todo mundo gosta, mas, tecnicamente, levaria muito tempo para ser icluído no projeto original. Então desistimos da idéia de colocar chefes por enquanto. Talvez em uma atualização futura do jogo isso aconteça” – comenta Chris.

Com vontade, tudo é possível

Gremlin Invasion Survivor (Foto: Divulgação)Gremlin Invasion Survivor (Foto: Divulgação)

Apesar do mercado brasileiro não ser tão grande quanto o do exterior, Chris acredita que o Brasil tem sim muito potencial para se tornar uma referência na indústria e que jovens profissionais possam viver tempos melhores no mercado de jogos nacional.

É verdade que a experiência profissional de cada pessoa ajuda a agilizar o processo de criação de um jogo, mas, o que a dupla Chris e Thiago apresentou com Gremlin Invasion foi um empenho em equipe e vontade de ver o jogo pronto e sendo comercializado. Mais informações dos jogos poderão ser vistas no site oficial da CS Squared.

Gremlin Invasion Survivor foi lançado hoje (16/03) e tem potencial para entreter os jogadores por um bom tempo, durante uma partida entre amigos. Usuários interessados já podem comprar Gremlin Invasion.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lucas Vital
    2012-03-16T19:54:22

    Qualidade gráfcia muito baixa pra um jogo desse, mesmo no padrão indie. Além disso o mercado tá saturado já de jogos nesse estilo.