13/03/2012 15h43 - Atualizado em 02/07/2015 11h35

Cientistas se inspiram em processadores e fazem overclock do cérebro

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Overclock em processadores é uma prática que, em resumo, acelera o desempenho do microchip ao sobrealimentá-lo de energia. Foi daí que cientistas tiraram a inspiração de acelerar o cérebro humano ao dar ao órgão mais corrente elétrica para alavancar mais sinapses no córtex. A técnica é chamada de Corrente Direta Transcraniana, e a pesquisa está sendo conduzida na Universidade de Michigan.

Técnica promete melhorar o desempenho do cérebro através da indução de corrente elétrica (Foto: Reprodução)Overclock no cérebro? (Reprodução)

Para acelerar a mente, você precisa submeter a cabeça a uma corrente elétrica durante 20 minutos. Eletrodos são fixados no entorno da cabeça e a corrente é aplicada por ali. O resultado depende de pessoa para pessoa.

Apesar do risco de se tentar "overclocar" o cérebro sem controle, a ideia foi o empurrão para uma nova empresa. A GoFlow promete vender kits para acelerar a cabeça dos consumidores ao preço de US$ 99 (R$ 180). Discute-se até mesmo o uso do sistema em crianças com dificuldades de aprendizado. Em seu site, a GoFlow diz que a Força Aérea norte-americana faz uso do sistema e que na medicina a técnica demonstra sucesso no tratamento de pacientes de dores crônicas. De qualquer maneira, vale o alerta para não tentarem isso em casa.

Via Technology Review

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares