22/03/2012 11h05 - Atualizado em 22/03/2012 15h05

Deputados americanos querem aviso em games violentos similar ao de cigarros

Arthur Figueiredo
por
Para o TechTudo

Em 19 de março, os congressistas estadunidenses Joe Baca, democrata da California, e Frank Wolf, republicano de Virginia, reapresentaram um projeto de lei que exige que games violentos contenham na embalagem um aviso de alerta. “CUIDADO: Exposição a videogames violentos é associada a comportamento agressivo."

Mortal Kombat (Foto: Divulgação)Mortal Kombat (Foto: Divulgação)

Baca tentou a aprovação do projeto em 2009, e novamente em janeiro do ano passado, sem sucesso. Agora juntos, os congressistas do Violence in Video Games Labeling Act ("Ato de Rotulagem de Violência em Videogames", em tradução direta) afirmam que há provas cada vez mais evidentes que jogar games violentos pode ter um sério e duradouro impacto nas crianças, e querem que estes jogos tenham avisos bastante visíveis, como as carteiras de cigarro apresentam.

“A indústria de videogames possui uma responsabilidade com os pais, famílias e consumidores de informá-los do conteúdo potencialmente danoso que é geralmente encontrado nos seus produtos”, disse Baca. “Eles falharam repetidas vezes em manter esta responsabilidade.”

Se aprovado, este projeto de lei exigirá novos rótulos nos jogos, independentemente da classificação etária presente neles. “Assim como alertamos os fumantes das consequências à saúde causadas pelo cigarro, devemos avisar os pais e as crianças sobre a crescente prova científica demonstrando a relação entre videogames violentos e comportamento violento”, afirma Frank Wolf.

Via My Nintendo News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Thiago Pereira
    2012-03-22T17:54:13

    Cara, esses deputados não tem mais nada para fazer não? se games violentos deixam as pessoas agressivas então hj eu seria o Osama bin laden( até mesmo pior que ele) e basta dar educação aos filhos e pronto, caso resolvido.

  • Ivson Tavares
    2012-03-22T15:17:58

    Alguém ai já ouviu falar em alguém que matou porque jogou videogame, ou parou de fumar porque tinha um monte de foto nojenta na embalagem? Gostaria de saber o que mata mais jogos ou cigarro? Francamente o povinho desocupado as veses prefiro eles roubabdo dinheiro publico mesmo ao invés de terem ideias.

  • Jose Silva
    2012-03-22T14:44:21

    Ola Galera. Tambem sempre joguei desde os 5 anos jogos violentos e sou uma pessoa sussa, mas não discordo com a teoria, criancas fantasiam muito e podem crescer com a mente violenta, mas isto influi num todo, criacao, convivencia, pais, maes, irmaos, amigos, o carinho que recebe, mas pode ser sim prejudicial, sendo assim, acrescentar um aviso nao prejudica ninguem e serve para os pais que normalmente nao acompanham os jogos que seus filhos curtem, ou seja, poderao ver na capa se e ideal ou nao. Nao tem que comparar com cigarros, bebidas, drogas e sim com o desenvolvimento da crianca. Abraços.

  • Laz Trevas
    2012-03-22T14:41:15

    Esse deputado não tem algo mais útil pra fazer? Então tem que classificar os filmes, músicas, notícias... como tem gente que deseja o retorno da Idade Média!

  • Bruno S
    2012-03-22T14:30:41

    já que é assim, deviam notificar as bebidas alcoolicas, os refrigerantes, etc.. Principalmente as bebidas alcoolicas, que são muito mais perigosas do que simples jogos

  • Araly Coronado
    2012-03-22T14:24:38

    se games violentos gerassem ações violentas então por que o minecraft veio depois do desmatamento? e porque o call of duty veio depois da segunda guerra mundial? isso tudo é mito! esses deputados querem é acabar com as produtoras de jogos por conta do dinheiro! isso é tudo por causa da cobiça!

  • Luan Lopes
    2012-03-22T14:24:07

    Serio isso? huAUHAUHAHUAHUA Eu sempre joguei todo tipo de jogo e nunca fui violento. Jogo Counter-Strike a 10 anos. Jogo Mortal Kombat entre outros e nunca fui violento. Evito brigas e afins.

  • Elton Vieira
    2012-03-22T14:04:17

    Concordo plenamente com voce Carlos Velho, da mesma forma fui instruido desde criança ao que era certo ou errado e com certeza, depois de muitos puxões de orelha e castigos aprendi o que se pode ou não fazer... mas velhos tempos esses em que educação vinha do berço, era praticada em casa... não digo a todas as pessoas que com certeza continuam a educar seus filhos da maneira correta como deve ser, mas referente aos filhos dos senhores de terno não podemos dizer o mesmo...

  • Carlos Velho
    2012-03-22T12:54:33

    Comportamento agressivo eu teria se fosse filho de dois estúpidos como esses políticos. Tenha a santa paciência. Sempre joguei jogos violentos (aliás, adoro Postal 2 e o primeiro Carmaggedon hauahuahua) e nem por isso saio por aí matando gente. Me foi explicado, quando era criança, o que era certo e errado, e quando eu errava, eu era corrigido. Então, eu sei que é um jogo, e que estou ali para me divertir e fazer coisas que, normalmente, eu não faria no dia a dia. Mas, é mais fácil culpar os outros do que dar educação e exemplos para os filhos, né?!

  • THEO MARQUES
    2012-03-22T14:45:37

    palhaçada.

  • Abner Silva