06/03/2012 11h50 - Atualizado em 06/03/2012 11h52

Encontro de desenvolvedores independentes acontece em São Paulo

Alexandre Silva
por
Para o TechTudo

Durante o último sábado (3) aconteceu na escola Alpha Channel, na capital paulista, a segunda edição da Mesa Redonda com Desenvolvedores Independentes de Videogames, onde profissionais da área discutiram temas voltados a todos os interessados em começar uma carreira como desenvolvedor de jogos, compartilhando experiências, vitórias e fracassos.

Da dir. para esq.: Carnaval de Distorções, Trapped, Oniken e Raidho (Foto: Divulgação)Da dir. para esq.: Carnaval de Distorções, Trapped, Oniken e Raidho (Foto: Divulgação)

Entre os participantes estavam Pedro Medeiros, co-fundador do estúdio Miniboss, responsáveis pela criação do jogo Talbot’s Odyssey e Frostbite, sendo este último o vencedor da última edição da maratona Ludum Dare, desenvolvido em apenas 48 horas. Também estavam presentes Danilo Dias, que trabalha no desenvolvimento de Oniken, Thiago Girello que desenvolve com sua equipe o jogo Carnaval de Distorções e Gremlin Invasion, e por fim, também estiveram presentes Gilberto Ataíde, responsável pelo desenvolvimento de Raidho e Hecatombe, e Paulo Cezarino, criador do jogo Proto Thunder.

Cada um dos desenvolvedores seguiram caminhos e estratégias diferentes um dos outros para a criação dos jogos, e os relatos foram interessantes para os alunos participantes. Idéias que surgiram em conversas despretensiosas com amigos em uma mesa de bar, como o caso de Thiago Girello e o Carnaval de Distorções, ou a criação de um jogo simples apenas por hobby, e que despertou uma vocação em um recém-formado em arquitetura, como foi o caso de Danilo Dias e o jogo Oniken.

Nem tudo são flores

Embora os caminhos tenham sido diferentes para os projetos criarem vida, todos eles passaram em algum momento por dificuldades. Falta de profissionais capacitados para ajudar no projeto, conflitos entre membros que não levam o projeto tão a sério e acabam fazendo “corpo mole”, são apenas alguns dos obstáculos enfrentados no decorrer de um projeto.

Em todas as situações discutidas em aproximadamente duas horas de conversa, o mais importante foi manter o foco no projeto, independente de amigos que atrasavam o processo, ou algum outro tipo de atraso na etapa de desenvolvimento.

Todos os interessados poderão participar de novas mesas de desenvolvedores, fazendo perguntas para os desenvolvedores tirando suas dúvidas a respeito dos desafios de se ter um projeto independente. O evento acontecerá periodicamente na Alpha Channel, e maiores informações poderão ser vistas no site oficial da escola, clicando aqui.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares