Internet

20/03/2012 10h00 - Atualizado em 20/03/2012 10h01

Estudo diz que ter muitos amigos no Facebook pode ser sinal de narcisismo

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Sabe aquele amigo que adiciona todo mundo e sempre atualiza o status no Facebook? De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Western Illinois, em Illinois, nos Estados Unidos, essa pessoa pode ser considerada um narcisista.

De acordo com estudo, quem tem mais amigos no Facebook e atualiza o status constantemente tem mais  chances de ser narcisista (Foto: Reprodução)De acordo com estudo, quem tem mais amigos no Facebook e atualiza o status constantemente tem mais 
chances de ser narcisista (Foto: Reprodução)

A pesquisa mostrou uma ligação entre o número de amigos que você tem na rede social e a quantidade de vezes que você atualiza o seu status. Com isso, conclui-se a probabilidade da pessoa, com este tipo de comportamento, ter algum tipo de patologia ligada à necessidade de se afirmar ou de demonstrar status para as pessoas com quem ela convive.

Para o autor do estudo, Chris Carpenter as pessoas que têm necessidade de se sentir bem e de mostrar que estão bem encontram no Facebook uma maneira de fazer isso.

"Ele (Facebook) dá a quem tem tendências narcisistas a oportunidade de utilizar o site para receber o feedback e se tornar o centro das atenções”, explicou Carpenter ao site Mashable.

O estudo, que entrevistou 300 participantes, comprovou que pessoas com muitos amigos, mais se marcam em fotos e atualizam os status durante o dia.

Em 2010, a Universidade York, em Toronto, no Canadá, fez uma pesquisa parecida. No estudo foram destacadas as diferenças entre homens e mulheres na hora de se promover na rede social. Os homens costumam utilizar mais o “Sobre mim” no perfil, enquanto as mulheres apelam para as fotos onde a beleza aparece mais.

Via Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Halley Pontes
    2012-03-20T20:20:18

    Enquanto psicólogo revejo-me no dever moral de ilustrar alguns aspetos incongruentes desta notícia e/ou investigação, que procura, nada mais nada menos do que psicologizar de forma negativa a vida de muitas pessoas que recorrem às redes sociais, nomeadamente o facebook. 1º O que é que entendem por narcisismo neste estudo? 2º Correlações não implicam causalidade temporal 3º Deviam fazer estudos mais pertinentes para o avanço da ciência, cultura e bem-estar humano e não lixos "científicos" como este que visa rotular milhões de pessoas sob a égide de uma designação que nem sabem o seu significad

  • Marco Mion
    2012-03-21T08:28:34

    Os amigos você tem que olhar nos olhos para conhecer bem, pelas redes sociais não são amigos reais então não podemos levar a sério.

  • Luiz Marins
    2012-03-21T08:18:34

    Concordo com o estudo de Chris Carpenter ... pode haver exceções, mas há um lado verdade na pesquisa, sim.

  • ALONSO SILVA
    2012-03-21T07:19:04

    Discordo plenamente, na maioria das vezes as pessoas te convidam para fazer amizade e o que fazer? Negar-se a fazer uma amizade. Esta pesquisa tem suas controvérsias.

  • Luciano Gomes
    2012-03-20T21:59:50

    Falo sério. Vocês ainda comentam uma notícia incipiente e insipiente dessas?! A REDE SÓ REFLETE A VIDA. OLHA ISSO: "O estudo, q entrevistou 300 participantes, comprovou q pessoas com muitos amigos, mais se marcam em fotos e atualizam os status durante o dia." É ÓBVIO, ORA BOLAS. Acessam mais a rede e consequentemente criam mais relações virtuais. Mais umaberração: "Ele (Facebook) dá a quem tem tendências narcisistas a oportunidade de utilizar o site para receber o feedback e se tornar o centro das atenções”. E quem faz isso ("centro das atenções") em festas, reuniões e mesas de bar?

  • Cláudio Lobo
    2012-03-20T21:25:48

    Também acredito nesta pesquisa, é óbvio que quem vive uma vida fantasiosa nessas redes sociais, vive adicionando pessoas que às vezes nem fala na vida real, mudando status, tem algum problema psicológico, tendendo ao narcisismo, quer se auto-afirmar, não há dúvidas.

  • Mario Fernandes
    2012-03-20T20:59:35

    Me desculpem, mas não posso concordar, utilizo o face na intenção de denunciar, protestar, ensinar, divulgar métodos profissionalizantes, e também repassar mateias importante[ digo] noticias de ultima hora, por exemplo; veículos transitam altas horas da madrugada, com som ligado num volume fora do permitido por lei, isto alem de ser uma noticia, de certa maneira pode chegar aos ouvidos de autoridades. Este é só um pequeno exemplo. para diminuir as enchentes é necessário a implantação de drenos nas casa residenciais, e etc. Então vamos pensar um pouco, e dizer nem todas as pessoas são iguais.

  • Mario Filho
    2012-03-20T18:44:06

    Acho uma tremenda babaquice esta disputa para ver quem tem mais amigos. A pessoas que são públicas por que possuem loja ou lojas, ou são artistas, ai realmente conhecem muita gente, mas a também pessoas comuns que tem mais de mil "amigos", ou seja coloca para ser amigo qualquer pessoa que "bata a sua porta". Definitivamente não gosto de sites de relacionamento, uso e-mail para me comunicar.

  • Lourdes Oliveira
    2012-03-20T18:43:14

    Também acredito, muitas pessoas tentam se sobresair dessa forma, mostrando sempre que são os melhores, que estão sempre na frente

  • Fernanda Carvalho
    2012-03-20T15:07:09

    Acredito nessa pesquisa.