Internet

07/03/2012 08h37 - Atualizado em 07/03/2012 08h37

Facebook impede mãe de acessar conta de filha morta

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Quando a inglesa Becky Palmer, de 19 anos, faleceu, vítima de um tumor cerebral, a mãe da jovem, Louise Palmer, encontrou conforto no perfil da filha no Facebook lendo as mensagens antigas postadas pela menina. Porém, a rede social não entendeu dessa forma, e bloqueou o acesso à página por entender que a privacidade de Becky estava sendo violada.

Louise e Becky Palmer: mãe é banida do perfil da falecida filha no Facebook (Foto: Reprodução/Daily Mail)Louise e Becky Palmer: mãe é banida do perfil da falecida filha no Facebook (Foto: Reprodução/Daily Mail)

A adolescente faleceu em dezembro de 2010. Nos últimos meses de vida, em virtude de seu estado debilitado, a mãe assumiu a conta do Facebook, atualizando o status da filha até o dia de sua morte. Depois disso, Louise passou a visitar periodicamente a caixa de entrada da filha para remover mensagens de spam, manter o mural organizado e chegou até a mudar a foto do perfil.

No fim do mês de janeiro, ela se deparou com a informação de que o status da conta tinha sido alterado para o modo de visualização para pessoas autorizadas, e sem a possibilidade de edição, como se a página fosse “imortalizada”. A mãe procurou o suporte da rede social para uma explicação, e ficou surpresa quando recebeu como resposta os dizeres: “Infelizmente, por razões de privacidade, nós não podemos fazer mudanças neste perfil, ou fornecer informações de login para esta conta."

Um grupo no Facebook com mais de 1.500 usuários fez um manifesto pedindo para que a página de Becky voltasse ao status anterior. “As pessoas que não eram amigas da minha filha no Facebook sequer podem ver a página, mesmo que seja para publicar uma mensagem de condolências no mural”, reclama a mãe ao jornal Daily Mail.

Um porta-voz do Facebook informou que “quando uma conta é imortalizada, alguns dados do perfil são ocultados para proteger a privacidade do falecido. Atualizações recentes, grupos e configurações de privacidade são alteradas para ‘Apenas Amigos’. A política do Facebook prevê que não se deve enviar as informações de login de uma conta para ninguém em caso de falecimento, mas deixa o perfil aberto para que família e amigos possam deixar mensagens em sua homenagem."

O comunicado informa ainda que o Facebook pode atender pedidos de familiares próximos, fornecendo dados de login e senha da conta para que eles possam desativar a conta ou remover informações de perfil do ente em questão.

Via Daily Mail

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cristiano Martineli
    2012-03-09T11:00:17

    QM COMENTOU Q A FAMILIA NAO TEM DIREITO A ACESSAR A CONTA,NUNCA PERDEU NINGUEM...E ONDE OS AMIGOS E FAMILIARES PODEM MATAR A SAUDADE DESTA PESSOA,E QUANTO A TROCAR FOTOS E ATUALIZAR PERFIL OQ UMA PESSOA IRA POSTAR ALEM DE ALGO EM SUA MEMORIA,QM SABE MELHOR AINDA...DEVE TER TIRADO UMA FOTO NOVA DA PESSOA...PENSEM ANTES DE COMENTAR ALGO E SE COLOQUEM NO LUGAR DAS PESSOAS..NAO PENSEM SO EM SI PROPRIOS E PURO EGOISMO.! HA EU POSSO FALAR PQ PERXDI MEU IRMAO E SEI COMO É.

  • Anderson Santos
    2012-03-07T19:17:28

    Concordo com a politica de privacidade do Facebook, tem que imortalizar a pagina e não fornecer o acesso a ninguem nem mesmo o ente mais querido, quem disse que morto não tem que ter privacidade, acho que unico direito de um ente nesse caso é pedir que tire a pagina do ar em definitivo.

  • Marcello Silva
    2012-04-08T18:33:26

    Quero ver quem vai seguir a pessoa agora.

  • Patricia Araujo
    2012-03-09T11:33:38

    EU ACHO QUE ISSO NÃO E CERTO AS FAMILIA TEM DIREITO EM MEXER NO PERFIL DA PESSOA QUERIDA BJS QUANDO EU FALECER QUERO QUE CONTINUA AS PESSOAS DA MINHA FAMILIA MEXENDO OK!

  • Rosana Silva
    2012-03-08T14:15:00

    O facebook esta certo, os amigos ainda podem ver o perfil e as lembranças exatamente como ela deixou, só as pessoas que não faziam parte de seus amigos não podem ver. Ja imaginou se vc se torna amigo de uma pessoa, posta mensagens pra ela depois descobre que ela morreu a mais de um ano, fica pior, nem se trata de privacidade e sim de respeito com quem morreu e com quem ainda esta vivo.

  • Nilton Silva
    2012-03-08T11:55:59

    Coisa triste isso!!! Nem sei o que opinar..fica dificil no caso de perda..de uma pessoa que sempre amei e amarei.. Perder no caso..um filho(a) deve ser terrivel :/ Talves fosse melhor congelar a página.. Talves o facebook esteja realmente certo. É, talves!!!

  • Alan Aguillar
    2012-03-07T23:21:19

    complicado. eu honestamente gostaria que o perfil fosse deletado. acho q em casos de morte, temos sim que preservar a memória de quem foi, mas temos que aceitar que a pessoa morreu. um perfil ainda existindo e com constantes atualizações não ajudariam na aceitação da morte do ente querido. as vezes foi bom para a mãe que o facebook tenha feito isso, talvez agora ela assimile que a filha se foi. claro que não passa de uma opinião se baseando no que eu acho, coisas como essa me passam sensação de morbidez. mas se a mãe queria continuar a atualizar, o facebook deveria deixar.

  • C. Neves
    2012-03-07T23:16:48

    A mãe pode fazer sua própria página e lá registrar os bons momentos vividos com a filha, as fotos preferidas, etc. Talvez isso possa confortá-la um pouquinho que seja.

  • Daniel Benicio
    2012-03-07T22:52:06

    concordo com a privacidade da filha e mãe dela ainda mudou a foto do perfil dela que falta de consideração com a filha é claro depois dela morta, facebook fez certo!

  • Cláudia Ferreira
    2012-03-07T17:22:50

    Concordo Edinaldo tem q deixar como estava, como ela deixou, esta sim será uma recordação pra seus amigos e familiares... o bom q ela pode curtir de sua maneira, agora se fosse um outro motivo de seu falecimento ai sim eu concordaria em ter um mandato judicial para investigar tal questão.

  • Flavia Mascarenhas
    2012-03-07T16:46:56

    Acho que se ela ja atualizava antes de sua filha morrer era porque a senha lhe foi passada em confiança pela filha, pois ela sabia que podia confiar na sua mãe!

  • Jaqueline Costa
    2012-03-07T16:28:08

    Acho super certo! quem é que sabe se a menina gostaria que alguém visse coisas intimas delas, por mais q a mãe sofra tem q haver uma outra maneira de suprir esta perda!

  • Lislane Todt
    2012-03-07T13:57:14

    Poderiam então transformar a página da menina como uma opção de "curtir", para ser usada como uma forma de homenagem, seria muito mais respeitoso...

  • Jackson Lima
    2012-03-07T13:22:45

    essa pra mim é completamente nova e sem noção... pq morto tem direito à privacidade???? o bloqueio das contar de pessoas falecidas deriam ser feito obrigatoriamente, em casos como citou a Giselda F., ou seja quando os familiares proximos(isto é, àqueles q conviviam com pessoa) querem tirar

  • Gisela F.
    2012-03-07T12:52:55

    Meu sobrinho faleceu em 2008 e até hj não conseguimos apagar o perfil dele pq não temos os dados para login. O perfil do orkut foi desativado logo após eu enviar a certidão de óbito, mas com o facebook foi diferente, tentei de todas as maneiras e não consegui. Para nós familiares, é muito dolorido ver aquele perfil ali como se ele ainda estivesse vivo.

  • Taciane Gibrim
    2012-03-07T12:40:47

    Cada pessoa tem o direto fazer o que quiser de sua vida, se a mãe da menina ja atualizava o Perfil da garota no facebook, porque apos a morte da garota ela não pode continuar... Não é um Facebook que poderá impedir de alguem fazer algo

  • Douglas Silva
    2012-03-07T11:08:15

    quem não deve não teme!

  • Nivea Paula
    2012-03-07T10:47:04

    Cada vez mais as pessoas se rendem as redes sociais, sem perceber que estão abrindo suas vidas e fazendo um "auto-cadastro" da sua vida, que será usado futuramente sabe-se lá como! Refiltam sobre isso!

  • Edinaldo Filho
    2012-03-07T15:26:12

    hoje foi alterado a foto, amanha vai ser alterado os amigos depois comentarios que ela talvez não escreveria..

  • Edinaldo Filho
    2012-03-07T15:23:19

    Na real eu concordo....pra que atualiza... deixa o ultimo post dela la..quetinho como ela deixou. a foto que ela deixou...os amigos que ela deixou. ta certo face nesse caso esta certo.

  • Luiza Silva
    2012-03-07T14:19:36

    esse é o problema de aceitarmos o termo de privacidade sem lermos se quer uma frase!!