Internet

06/03/2012 15h16 - Atualizado em 06/03/2012 20h01

Google Play, a nova loja de mídias e aplicativos do Google

Allan Melo
por
Da redação

O Google inaugurou o Google Play, sua nova loja de aplicativos e mídias, nesta terça-feira (06/03). A medida dará fim à antiga marca Android Market, trazendo, além do reposicionamento sobre os produtos vendidos na loja, algumas mudanças visuais.

Google Play (Foto: Logo)Google Play (Foto: Divulgação)

O Android Market sofreu algumas grandes mudanças de um ano para cá. Quando começou - e até pouco tempo atrás ainda era assim -, vendia apenas aplicativos para o sistema operacional móvel Android. Após o lançamento do Android 3.0, começou também a ofertar e-books, música e vídeos.

Com o crescimento da marca, os executivos do Google começaram a achar que o nome "Android Market" restringia suas pretensões e expectativas sobre o futuro do produto, "estragando" a oferta que eles realmente desejam entregar aos seus usuários. Por isso, a partir de hoje (06/03) todos os serviços de mídias digitais e aplicativos do Google foram agregados em uma única - e nova - marca: "Google Play".

O nome, cujo registro havia sido detectado por outras mídias anteriormente, estava cotado para ser usado no suposto novo tablet da empresa, com a mesma proposta da linha Nexus de smartphones Android.

A página principal da nova loja de mídias do Google (Foto: Reprodução)A página principal da nova loja de mídias do Google (Foto: Reprodução)

O Google investiu tempo e recursos para transformar o Android Market em um hub de mídias digitais multiplataforma. O problema é que o "Android" de seu nome fazia o público geral acreditar que para alugar filmes, comprar músicas ou folhear e-books era necessário possuir um dispositivo Android. Por isso, a ideia acabou não tendo uma boa adesão. Com a mudança para o nome Google Play, a empresa passará a exaltar que existem diversos meios de se acessar esse conteúdo. As músicas, os vídeos e os livros são armazenados na nuvem do Google, e podem ser acessados pelo próprio navegador.

Para ver o Google Play, basta acessar https://play.google.com/.

Mudanças visuais, novos nomes, novos jeitos de se consumir

O novo nome, como era de se esperar, também trará algumas mudanças cosméticas, dando mais ênfase ao consumo de mídias pelo computador. Para começar, o site do Android Market foi melhorado para dar mais exposição às outras mídias que o Google oferece.

Além disso, com a unificação do Google Play a antiga loja do Google Music foi integrada ao serviço. A nuvem, onde são guardados seus arquivos de música não comprados no sistema, ainda estará acessível, mas será usada também para guardar informações sobre suas compras na loja - antes restrita às músicas e agora válida também aos vídeos, e-books, e quaisquer outras mídias que eventualmente eles passem a vender.

Outro detalhe sobre essa nuvem é que todas as músicas guardadas no Google Play estarão disponíveis não somente nos telefones e tablets com Android, mas também no computador. Como no Google Music, o serviço não sincronizará nada com os seus dispositivos. Tudo será acessado via streaming. Entretanto, caso você queira acessar as músicas sem usar a rede (offline), basta marcar seus favoritos. Somente assim ele fará uma "sincronização", guardando os arquivos para que você os acesse de qualquer lugar posteriormente.

Falando ainda dos celulares e tablets Android, o ícone e o aplicativo Android Market ganhará o novo nome. Dentro, o catálogo de livros, filmes e canções também terá uma nova roupagem, com mais ênfase às mídias. E para não cair em confusão com o aplicativo de músicas oficial do sistema, o player será renomeado para "Google Music Play". As atualizações já estão sendo feitas, e devem aparecer nos dispositivos com Android ao longo da semana.

.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Cruzeiro
    2012-03-06T15:50:26

    E como será que fica o aplicativo do Android Market nos aparelhos celular?

  • Guilherme Gomes
    2012-03-06T16:18:01

    Rafael, no próprio texto está escrito que 'nos celulares e tablets Android, o ícone e o aplicativo Android Market ganhará o novo nome, "Google Play".'

  • Fernando Chaves
    2012-03-07T11:15:21

    Fanboy da apple vai falar que tudo é ruim, que todo mundo copia da apple. Faz o seguinte, para de usar google, yahoo, microsoft e tudo que não for da "gloriosa e independente apple", em casa e no trabalho. Facebook é mais uma rede social...não foi a primeira e nem será a última...ou vcs já esqueceram do orkut...myspace? Enfim, se não gosta de um produto do concorrente, deixa quieto...pra que ficar trollando, vai lá financiar em 24x o seu iphone pré-pago e seja feliz sendo um "mac lover".

  • Guilherme Godoy
    2012-03-07T10:02:41

    não gostei ! time que ta ganhando não se mexe, eu gostava do Android Market !

  • Victor Alexandre
    2012-03-06T17:43:52

    Poxa q pessoal chatos esses fanboy da apple. Tudo agora é cópia e tals, falam como se a apple nunca copiou ninguém e roubou ideias. A xerox q diga né. A apple mesmo copiou funcionalidades da google, caso android. Find My Friend = Latitude, Notificação que ja existe, até o Siri é uma cópia, pois meu smarthphone é mais velho q o surgimento do Siri e tem esse recurso, o Siri é nada mais q uma melhora e entre outros. Todos copiam a apple agora, mais a apple é santinha, não copia nada, é sempre inovadora né. Deixar esses fans boys pra la, ainda bem q Hj existe Android e Windows Phone pra competir.

  • Fernando Chaves
    2012-03-06T17:12:49

    @Thiago Nunes O Google juntou o market com musicas e videos e ebooks num site só, o que é mais lógico centralizar tudo. Isso não é exclusividade da Apple. O google só copia? Mostra aí pra gente o que o google copiou. Agora se uma empresa quer vender músicas e vídeos na net não pode pq tá imitando alguém? Fanboy lvl over 9000 nesse seu comentário hein? :D

  • Guilherme Godoy
    2012-03-07T10:03:54

    Não gostei ! GOSTAVA DO ANDROID MARKET !

  • Regiane Azevedo
    2012-03-07T09:27:08

    Ai ñ gostei ficou muito aquela coisa popular do orkut e dos demais sites de relacionamento pra quem entender errado estou falando do gráfico

  • Alex Barbosa
    2012-03-07T09:17:23

    tenho meu galax s2 titantiun e nao abro mao por nada,..tive dois iphones 4 ser sincero nao valeu apena,so tem nome..

  • Giancarlo Ribeiro
    2012-03-29T09:58:07

    Não sei o que é droidbitch, mas acredito que pelo nível de educação do rapaz, deva ser algum palavrão ou ofensa. E mais: não lamente nada, se eu ou os usuários do Google financiamos a empresa, não faz diferença para o seu bolso, nem é você que está pagando a internet q uso pra fazer isso, não é mesmo??? Só não entendi a parte do "não tem custo pra desenvolver produtos próprios" (!?) hum... deixe eu dormindo então; acorde você, e pare de falar baboseiras. Como diria o criador do Orkut: "Quer algo melhor, crie, venda a idéia e fique famoso; a insatisfação tira as pessoas do lugar comum".

  • Giancarlo Ribeiro
    2012-03-29T09:55:44

    Quanto a iOS, não tenho produtos com o sistema, não digo que é pior ou melhor, mas digo que gosto muito do Android, no meu celular, no meu tablet, e em tudo que puder ter com o sistema. Mas... dizer que o Gmail é cópia do Hotmail... hum... nada a ver hein. Hotmail melhorou muito, impulsionado pelas melhorias do Gmail, disponibilidade de espaço (lembra que não existia Skydrive, e o hotmail oferecia 5 Mb? eu lembro bem disso), visualização dinâmica dos conteúdos (recursos que o gmail oferece há três anos, e foi implementado ano passado pelo hotmail)... não fale bobagem não, @Thiago Nunes...

  • Giancarlo Ribeiro
    2012-03-29T09:54:06

    Não posso apontar o que acho cópia ou não, como o @Thiago Nunes mostrou, mas posso falar com certeza: ridículo eu seria se ficasse fazendo isso, fazendo comparações e apontando defeitos, ao invés de usufruir dos recursos ofertados gratuitamente pra mim. Eu lembro bem o que era a internet antes do Google, que m* era pra achar alguma coisa com buscadores fracos e programas q agregavam automaticamente buscadores, mas que tinhamos de instalar na máquina (alguém lembra do copernic???). Se não uso serviços do Yahoo, não tenho porque usar o buscador também, nada contra, mas não me facilita nada.

  • Giancarlo Ribeiro
    2012-03-29T09:53:06

    Eu achei bem diferente esta nova interface do Android Market, mas ficou legal acessando tanto no celular quanto no tablet... Quanto aos comentários de @Thiago Nunes: não financio as empresas de internet, apenas faço uso de produtos, a maior parte gratuitamente. Produtos bons, que tornam minha vida mais cômoda, divertida e fácil. Se a Google copia aperfeiçoando outros produtos, que bom pra mim, que faço uso e preciso. Hipocrisia seria se eu fizesse uso diariamente, e ainda ficasse falando bobagens sobre uma empresa que só faz coisas querendo facilitar minha vida.

  • Felipe Melani
    2012-03-06T22:10:02

    É complicado. Tenho um amigo que ama o Android, e não quer saber dos iTrecos, acha que o Android é o melhor OS do mundo, mas ele nunca teve um iPod, iPhone. Eu já tive PC, MP3 Xingling, Android, iPhone, iPod, MAC... Quando comprei um android, foi logo depois de vender o iPhone, e juro que me arrependi. Não chega aos pés do iOS. Porém, quando eu tive meu primeiro iPod, eu usava PC, era a pior coisa do mundo usar o iTunes, travava, não era amigavel... foi quando eu vendi o PC e comprei um MAC... hoje não troco por outra coisa. GPlay = Lixo.

  • Miria Costa
    2012-03-06T21:22:46

    Ai gente isso é brincadeira. Que ridiculo,copia absoluta do Itunes. Thiago Nunes, concordo plenamente com vc. E o pessoal ai deveriam se informarem melhor antes de comentar sem ter conhecimentos. Google maps foi copiado da marca de navegador holandesa chamada tomtom. Na verdade eu tenho todo o google é uma ferramente de respeito impossivel de colocar defeitos. Mas por copiar em algumas inovações, acaba abaixando o conceito de criação é inovação.O que eu tiro chapeu é a Google Earth, visão Satellite.

  • L Araujo
    2012-03-06T20:03:19

    Chega a ser risonho os argumentos destes ditos fa da apple.......kkkk......ker dizer que quem colocou o segundo supoermercado no mundo nao podia pq era copia.....kkkkk...isso so moistra q estes "doentes" so aderem a esta marca por modismo

  • Michael Bechior
    2012-03-08T16:58:53

    Gostei do "MAC LOVER" Iphone é show mas o preço é estuprante

  • Tiago Oliveira
    2012-03-07T23:30:17

    nao gostei tambem powa....TRAGICOOO !!!!!!!!!!!!!

  • Michel Silva
    2012-03-07T00:43:42

    Não sei pra quê essa discussão toda... Não vejo nenhum problema no Google unificar suas lojas. E quanto ao papo de Google = Coopy, gente, na informática "nada se cria, tudo se copia". Essa ideia de inovação que as pessoas têm não passa de uma adaptação/melhoramento do atual.

  • Luiz Sereno
    2012-03-07T00:15:13

    Frederico Barbosa, esse produto n é um aplicativo é um loja, n tem nada a ver com o igoogle, além d q Google+ e Google Plus são o msmo serviço (plus = + em inglês). Pelo jeito vc n conhece muito d tecnologia, amigo.

  • Zazzo
    2012-03-06T22:54:58

    Tudo isso jà existia antes do ICloud, eles apenas renomearam e agruparam os serviços ou voces acham que foi a Apple quem inventou os serviços de armazenamento nas nuvens? Quem copia quem? E acho ótimo isso de copiar, melhorar, reinventar, coisa que a apple jà fez e muito. Quando tive meu primeiro IPhone por exemplo, Apple nao tinha inventado o touch screen, mas nenhum outro funcionava tao redondo quanto meu Iphone e demorou pra ter um que fluisse tao bem. Hoje jà nao vejo da mesma forma, continuo com um Iphone, mas cada dia menos vejo ele ser superior assim como muita gente insiste em pregar.

  • Frederico Barbosa
    2012-03-06T22:34:36

    Já ta dando no saco, sempre lança um novo aplicativo igoogle, Google+, Google plus, Google Play, será que a empresa não pode Criar umn aplicativo só? sei lá, um "Google All" Com todas essas funções,engloba novas funções em um aplicativo existente! mas não, melhor ficar lançando varias ferramentas por semana pra confundir o povo todo!

  • Frederico Barbosa
    2012-03-06T22:26:19

    Já ta dando no saco já... Google+, igoogle, Google Plus, Google play, todo mes/semana lança um aplicativo novo, sempre que eu fico online vem a mensagem "Cheguou o novo Google bla bla bla...." Junta logo tudo num só e Cria logo o "Google All".... se quer inovar, cria um aplicativo unico que desenvolve todas as funções e depois se quizer vai adcinando conteúdo á ele...

  • Rafael F
    2012-03-06T22:12:07

    As pessoas (Thiago Nunes) tem q ver a diferenca entre um fusca (yahoo search) e uma ferrari (google). Se o google nao tivesse adicionando nada no que foi criado por outras empresas, porque nos usariamos o do google? O google tem uma ferramenta de busca com um algoritimo de busca que prioriza respostas, acelera o indexamento de dados, entre muitas outras coisas. O iOS roda um kernel totalmente diferente do Android q roda em linux. Quanto ao maps eu tambem tenho minhas duvidas quanto a procedencia dos dados. O google nao e perfeito, e esta longe disso. Mas Android>ios e google>yahoo... Fato!

  • Thelma Fim
    2012-03-06T21:49:31

    O Google sempre nos Surpreende com suas criações , o Google Plus Não foi uma boa ideia , pelo menos eu não gostei , mas em compensação Criaram o Google Play que na minha opinião é muito melhor e mais acessivel que o ITunes