Internet

16/03/2012 14h54 - Atualizado em 16/03/2012 14h55

Google usa água de vasos sanitários para "esfriar" seus servidores

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Na última quinta-feira (15), o Google revelou uma estratégia um tanto quanto curiosa, a empresa diz que costuma utilizar para "esfriar" os seus servidores em Douglas County, na Georgia, Estados Unidos. Desde 2007, ela utilizava água dos encanamentos das casas locais. No entanto, a empresa percebeu que não precisa de água potável para fazer o trabalho e, agora, realiza o processo com a água que sai dos vasos sanitários das residências.

Datacenter do Google é "esfriado" com água de vasos sanitários (Foto: Divulgação/Google)Datacenter do Google é "esfriado" com água de vasos sanitários (Foto: Divulgação/Google)

Joe Kava, administrador do setor de operações e construções do centro de dados do Google, revelou o "segredo" ao site "Wired".

"Quando uma pessoa toma banho ou dá descarga, está nos ajudando a esfriar nossos servidores", explicou.

Segundo Kava, a estratégia tem dois pontos fundamentais: a maior economia maior que é dada ao Google e também a consciência ambiental da empresa, que "recicla" a água não potável ao invés de pegar água que poderia ser bebida para usar em seus servidores.

"O fator econômico faz sentido, mas a longo prazo, e não é nosso principal objetivo. A decisão foi sobre ser responsável com o meio ambiente. Não podemos contribuir para um racionamento de água potável", observou.

O Google utiliza um sistema similar também em Saint-Ghislain, na Bélgica, onde reutiliza água de um canal industrial próximo ao seu datacenter para "esfriar" os computadores. Confira o diagrama (em inglês) que explica como funciona o processo.

Via Wired

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares