Internet

13/03/2012 12h52 - Atualizado em 13/03/2012 12h52

Intel planeja lançar seu serviço de IPTV no final de 2012

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Segundo o jornal The Wall Street Journal, a Intel quer expandir a sua presença no mercado multimídia doméstico, com o lançamento de um serviço de televisão pela web, que supostamente terá a sua chegada ao mercado prevista para o final de 2012.

Intel planeja o lançamento de sua IPTV para o final do ano (Foto: Reprodução)Intel planeja o lançamento de sua IPTV para o final do ano (Foto: Reprodução)

A fabricante de chips e processadores planeja lançar uma set-top box que será compatível com o futuro serviço. A caixa receptora será baseada nos seus processadores Intel Atom, com diversos sistemas embarcados que complementarão as suas funcionalidades. O objetivo da Intel com essa iniciativa é ser um concorrente direto para empresas líderes no segmento de streaming de vídeo, como o Hulu e o Netflix.

No projeto da Intel, o usuário poderá assinar pacotes de programação, tais como são feitos pelas operadoras de TV por assinatura via satélite ou TV à cabo, mas com a diferença principal do acesso aos arquivos pela Internet, adicionando funções “a la carte” para que o serviço conte com a mais ampla oferta de canais em sua categoria. E diferente das opções já presentes no mercado, onde o sistema todo é definido pelas operadoras, a Intel vai deixar por conta do consumidor qual será a plataforma a ser utilizada para se conectar à sua rede, oferecendo assim uma maior liberdade no ato da assinatura do serviço.

Ainda segundo o The Wall Street Journal, apesar do fabricante ter como objetivo lançar o seu IPTV ainda em 2012, não há nenhum acordo estabelecido com as principais redes de TV dos Estados Unidos, ou com produtoras de filmes e séries. Com isso, não há nenhuma garantia que o serviço vai mesmo estrear no final desse ano.

Também resta saber se os demais países vão receber esse novo serviço da Intel, ou se está nos planos da empresa algum tipo de conversa inicial com provedores de conteúdo regionais. Se a Intel souber trabalhar bem com os acordos comerciais, ela pode se tornar a primeira (e única) provedora de IPTV a estar presente em todas (ou pelo menos na maioria) as regiões do planeta.

A Intel não passou nenhuma informação sobre o preço do equipamento receptor, ou de seus pacotes a serem oferecidos. Tais informações devem ser reveladas ao longo do ano, quando as parcerias entre Intel e os produtores de conteúdo forem fechadas.

Via Gizmologia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares