Internet

13/03/2012 16h12 - Atualizado em 21/10/2013 11h24

Invasão a celular de atriz origina debate sobre a segurança de smartphones

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Fotos nuas da atriz Heather Morris, conhecida por interpretar a cheerleader Brittany na série de TV Glee,  foram divulgadas na Internet. Este é mais um caso de invasão de hackers a um telefone de uma celebridade. A situação coloca em questão a segurança dos smartphones atuais, e o que é possível fazer para proteger-se de ataques.

Como bloquear um celular roubado? Proteja seus dados pessoais com as dicas do Techtudo

Fotos da atriz Heater Morris vazam na web (Foto: Reprodução)Fotos da atriz Heather Morris vazam na web (Foto: Reprodução)

As fotos publicadas na web foram registradas pela câmera do iPhone 3GS e tiradas de dentro dos estúdios da Paramount Pictures. Para chegar a essas conclusões, foi preciso fazer a identificação do aparelho através dos dados integrados da foto (no padrão EXIF) e a localização por meio da tecnologia geotag, presente no smartphone da Apple.

Como o hacker invade o celular e rouba o conteúdo?

Alguns sites de tecnologia já alertaram os usuários sobre as falhas de segurança dos dispositivos móveis. No caso do sistema iOS, observa-se que esse índice elevado de vazamentos está ligado, de alguma forma, aos aparelhos com jailbreak. Isto porque, além de liberar alguns recursos restritos, a modificação também expõe o aparelho a vulnerabilidades.

A atriz Heater Morris e uma das fotos armazenadas em seu smartphone (Foto: Reprodução)A atriz Heather Morris e uma das fotos armazenadas no smartphone (Foto: Reprodução)

O usuário, sem saber, pode instalar um Cavalo de Troia através do tipo de solução escolhida para realizar o jailbreak. Isto expõe o aparelho a todo o tipo de ameaças. Um simples arquivo malicioso pode alterar o código do navegador Safari e fazer com que o sistema execute ações não autorizadas pelo usuário como, por exemplo, enviar as fotos armazenadas no dispositivo para pessoas mal-intencionadas.

Como o celular da atriz Heater Morris foi invadido?

O mais provável é que, no caso de Morris, um serviço de armazenamento online tenha sido violado e não o smartphone. É possível que a atriz tenha enviado essas fotos e algum hacker identificou a senha ou localizou esse conteúdo na web.

Outras famosas também tiveram seus telefones invadidos recentemente, e o resultado foi bem semelhante. Fotos de Olivia Munn e Christina Hendricks nuas foram parar na rede neste mês, e o mesmo aconteceu com Scarlett Johansson no ano passado.

Seja como for, fica a dica para famosos ou anônimos: jamais tire fotos nuas de você mesmo em dispositivos conectados. As chances dessa imagem ir parar na web são consideravelmente altas.

Via Gizmodo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Clemente
    2012-03-14T14:50:04

    Hackers? até quando vão usa essa palavra de forma inadequada?

  • Cleirci Silva
    2012-03-14T14:46:45

    TEM QUE FAZER LEIS RIGOROSAS PARA CRIMES QUE INCLUAM A INTERNET. ADAPTAR-SE AO NOVO MUNDO, JÁ QUE PEDIR RESPEITO É PEDIR DEMAIS.

  • Diogo Rocha
    2012-03-14T12:29:36

    to começando a achar que isso é auto-promoção... Esta virando moda já

  • Ramayanna Gonçalves
    2012-03-14T10:14:07

    Acho melhor a galera rever seus conceitos. Porque estão distorcendo ,as coisas.. A vitima é ela, e não os hacker´s!

  • Ramayanna Gonçalves
    2012-03-14T10:06:16

    Acho engraçado a Burrice do povo alheio!!!! Ela pode tirar foto pelada a hora que quiser, e pode armazenar aonde quiser, pessoas que não tem oq fazer que não podem invadir a privacidade dos outros e comprometerem a imagem das pessoas, isso é assedio....

  • Valeria Oliveira
    2012-03-14T10:01:40

    Será que foi mesmo um hacker que postou estas fotos???As mulheres andam tão obsecadas por se expor que eu penso que elas fazem isso de próposito,para aparecerem.Igual as que deixam "sem querer" mostrar partes do corpo,o que querem na verdade é que alguém veja mesmo,afinal não tem mto a mostrar senão um corpo

  • Samuel Franco
    2012-03-14T09:55:21

    porque será que todas essas mulheres da mídia gostam tanto de tirar fotos de si mesmas nuas?Devem ser narcisistas.

  • Marcello Alves
    2012-03-13T17:09:10

    Com os nokias nunca teve essa de virus. Viva a nokia e ao symbian.

  • Josenildo Santos
    2012-03-13T16:57:02

    gostosa ela em ....

  • jose szajnberg
    2012-03-13T16:36:13

    Já perguntei antes, mas não custa insistir: o que é uma foto nua? Vocês conseguem explicar o que escrevem?

  • Luis Amendola
    2012-03-14T09:08:06

    hacker fake detected!!!

  • Ryan Reiddy
    2012-03-14T08:53:25

    Sempre desconfiei que essas "invasões" por "hackers" eram muito estranhas. Sempre suspeitei que não se trata de invasões, mas sim de pessoas que trabalham nas prórpias empresas de telefonia, que sabem todos os dados de seus clientes (incluindo dos famosos) e fazem isso por terem acesso se quiserem e quando quiserem aos celulares e à tudo que está nele.

  • Antonia Dias
    2012-03-14T08:45:12

    Caracas que quarto feio e bagunçado, parece quarto de homem, kkk

  • Antonia Dias
    2012-03-14T08:41:38

    Meu isso aí é so desculpa pra poder aparecer, sempre quando esses artistas estão em baixa, aparece algum escândalo pra poderem voltarem aos holofortes, e pura armação.

  • Valdir Calegari
    2012-03-14T07:21:07

    Tira as tarjas que a foto fica melhor

  • Rafael Lazzari
    2012-03-14T07:12:57

    Quer saber... acho que é tudo fake isso aí.... caso fosse fácil assim invadir celular muitos já estariam falando desse tipo de crime, mas só acontece com alguns famosos que querem aparecer, entãoé fácil postar fotos na internet e dizer que invadiram meu celular e eu apareço nas redes mundiais de comunicação.

  • Duda Weyll
    2012-03-14T04:30:06

    Magavilha... Bom trabalho, fulaninho! xD

  • Elias Figueiro
    2012-03-13T23:24:08

    Celular invadido, mas que piada! Ela mesmo tirou as fotos para alguem, que aproveitou e dividiu com a rapazeada. Gente boa =D

  • Daivesson Brito
    2012-03-13T23:06:52

    simples, se vc quer se mostrar, armazene fotos ou videos em conteudos digitais hauhauhuahuhauh que burrisse, nao quer se violada, nao se mostre dert, agora fica ae, que mulher de big brother, fingindo que deu um "descuido" qnd na verdade tudo o que quer é deliberadadmente se mostrar........

  • Luana Nascimento
    2012-03-15T08:15:19

    EU MORO NA PARAIBA, MAS MEU QUARTO É MAIS ORGANIZADO QUE ISSO!!! RSRSRS

  • Yasmin Suttani
    2012-03-15T00:19:28

    O nome dela é HeatHer Morris, não Heater, dsclp.

  • Lenio Silva
    2012-03-14T21:07:07

    O Elias ai em baixo tem toda razão, a onde já se viu uma mulher dessa famosa com um quarto bagunçado desse jeito. Ao invés de tirar foto nua por que ela não foi arruma a bagunça....mulherzinha PORCA!

  • Elias Figueiro
    2012-03-14T16:21:43

    Não tinha reparado, mas é verdade, que quarto bagunçado pra uma mulher, até o meu é mais bonito e mais arrumado. Pra ver sem tarjas, vão no Egotastic =D

  • Gilson Miguel