Fabricantes

02/03/2012 14h09 - Atualizado em 02/03/2012 14h09

Laptop da NASA que pode controlar a Estação Espacial Internacional é roubado

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Em uma audiência no Congresso norte-americano, o diretor da NASA Paul K. Martin, admitiu que um notebook contendo instruções não criptografadas de comando da Estação Espacial Internacional foi roubado da agência em 2011. O caso soma-se a outros 47 dispositivos móveis de propriedade da NASA que sumiram entre abril de 2009 e abril de 2011.

NASA revela que computador com instruções de controle da Estação Espacial Internacional foi roubado no ano passado (Foto: Reprodução)NASA revela que computador com instruções de controle da Estação Espacial Internacional foi roubado no ano passado (Foto: Reprodução)

O problema pode até ser mais grave na medida em que a NASA tem o hábito confiar nos seus funcionários a responsabilidade de manutenção dos equipamentos. Além disso, a agência afirma que aguarda que seus técnicos reportem a perda de equipamentos e dados e que, por conta disso, os vazamentos podem ser ainda maiores. Segundo o relatório de Martin, entre 2010 e 2011, foram registrados 5.048 incidentes envolvendo computadores da NASA. Entre eles, infecções por malware e pessoas não autorizadas acessando os sistemas.

A ida de Martin ao Congresso foi para revelar casos assim e chamar atenção dos políticos para os enormes desafios de seguranças que a NASA enfrenta. Na sua avaliação, é impossível garantir a confiabilidade das operações da agência, uma vez que os equipamentos que ela oferece aos seus colaboradores estão vulneráveis a ataques. Segundo Martin, basta um hacker realmente capacitado para criar uma série de contratempos e atrasos nas operações da agência.

Paul Martin deseja que sejam liberados recursos para aprimoramento da segurança da rede da agência, bem como dos equipamentos, como notebooks, que ela cede a seus funcionários. A demanda da agência é por mais investimentos para monitoramento e investimentos em criptografia, que poderiam ao menos restringir e reduzir muito os danos de um eventual roubo de hardware.

Via Daily Mail

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares