Monitor

13/03/2012 18h46 - Atualizado em 13/03/2012 18h46

Luva transforma antigo monitor CRT em uma tela touch

Felippe Fogli
por
Para o TechTudo

Três estudantes da Universidade de Hasselt, na Bélgica, conseguiram desenvolver um novo sistema para trazer um pouco mais de vida aos antigos monitores CRT. Com o novo CRTouch, é possível deixar sensíveis ao toque telas de tecnologia ultrapassada.

crtouchO CRTouch permite transformar em touchscreen telas ultrapassadas de PCs (Foto: Divulgação)

Os pixels no monitor são formados através de um feixe de elétrons, que é enviado do tubo em direção à tela. Utilizando uma placa Altera DE2-70 e dois pequenos fototransistores nas pontas de uma luva, o protótipo conseguiu detectar este feixe, formando assim, a capacidade de controlar a posição de criação de novos pontos.

Atualmente o CRTouch apresenta poucas opções, onde um fototransistor fica responsável pelo desenho enquanto o outro controla as funções extras. Com dois toques na tela, é exibida uma paleta apresentando diversas cores para selecionar, e com apenas um, o pincel se tornar uma borracha para apagar o que foi desenhado.

No vídeo abaixo é possível ver o conceito em pleno funcionamento. Apesar de criativo e inovador, o touch ainda não está muito preciso. Diversos outros pontos são criados ao redor do local onde você realmente tocou.


Via Geeky gadgets

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares